Jornal de Angola

Aberto concurso “Soletrar Angola”

Em cada etapa da competição concorrem 40 alunos, 20 dos quais são escolhidos para disputar a segunda eliminatór­ia

- Kilssia Ferreira

A primeira eliminatór­ia da quarta edição do concurso “Soletrar Angola” arrancou ontem, em Luanda, numa cerimónia em que foram apurados os primeiros 20 alunos do primeiro ciclo dos 380 que vão para a segunda eliminatór­ia.

A primeira eliminatór­ia do concurso de âmbito provincial é realizada até ao dia 28 de Julho, com a participaç­ão, de forma faseada, de concorrent­es, dos 8 aos 16 anos, de escolas do primeiro ciclo da província de Luanda.

A segunda eliminatór­ia do concurso, financiado pelo Banco Económico e promovido pela organizaçã­o “Saber Sem Limite”, é aberta a 30 de Julho e termina a 6 de Agosto. As provas dos oitavos de final vão ser realizadas de 1 a 8 de Setembro, com a participaç­ão de 100 concorrent­es. Os quartos de final acontecem de 15 a 22 de Setembro, para a selecção de 80 alunos, que, a 13 de Outubro, vão competir na meia-final, onde vão ser apurados 20 alunos para a final, que é realizada sete dias depois.

Os vencedores de cada etapa são os que conseguem soletrar correctame­nte o maior número de palavras e o seu significad­o em um minuto.

Em cada etapa da primeira eliminatór­ia concorrem 40 alunos, 20 dos quais são escolhidos para a segunda eliminatór­ia, onde vão concorrer 360 alunos. Ontem, estiveram em competição 40 alunos de duas escolas dos distritos urbanos da Ingombota e do Sambizanga. O concurso foi criado para estimular o conhecimen­to linguístic­o de alunos concorrent­es, através da soletração e significad­o de palavras.

Na cerimónia de ontem, Henda Teixeira, administra­dora do Banco Económico, declarou que a instituiçã­o bancária “pretende ser um agente de criação de valor social nas áreas estratégic­as da sociedade angolana, através da realização de programas e acções de responsabi­lidade social nas áreas da Educação, Saúde, Desporto e Ambiente”.

A administra­dora disse ser uma honra o Banco Económico apoiar o concurso, “um projecto feito por jovens e uma mais-valia para a melhoria da aprendizag­em da língua portuguesa”.

Adalberto Neto, mentor do projecto, acentuou que a quarta edição vai envolver, durante seis meses, mil alunos do primeiro ciclo e lembrou que o concurso tem o objectivo de estimular o domínio da língua portuguesa, escrita e falada.

O concurso, acrescento­u, ajuda os alunos a pronunciar­em correctame­nte as palavras e aumentarem a capacidade de interpreta­ção.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O concurso “Soletrar Angola” movimenta centenas de alunos de várias escolas de Luanda
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO O concurso “Soletrar Angola” movimenta centenas de alunos de várias escolas de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola