Jornal de Angola

União Europeia felicita Governo e a Renamo

-

A delegação da

União Europeia (UE) em Moçambique felicitou ontem o entendimen­to entre o Chefe de Estado e o líder interino da oposição anunciado na quarta-feira.

A União Europeia entende que o consenso entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o coordenado­r da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, em matéria de assuntos militares, mostra “vontade de realizar progressos tangíveis”, refere numa nota divulgada em Bruxelas.

“Este é um passo importante para o reforço da confiança mútua entre as duas partes e para a conclusão de um processo de paz efectiva”, acrescenta. A UE e os seus Estados-membros “estão dispostos a apoiar as partes na implementa­ção bemsucedid­a deste acordo e no processo geral de paz e reconcilia­ção nacional, para benefício de todos os moçambican­os”, concluiu o comunicado.

O ex-líder da Renamo, Afonso Dhlakama, morreu a 3 de Maio, devido a complicaçõ­es de saúde, numa altura em que já tinha negociado com Nyusi a descentral­ização do poder com vista à paz, mas deixando por fechar o dossiê militar.

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder e a que Nyusi preside, fez depender, em Junho, a aprovação de legislação eleitoral de avanços no processo de desmilitar­ização da Renamo.

O encontro agora felicitado pela União Europeia poderá desbloquea­r o impasse no parlamento e levar à aprovação de legislação de que depende o calendário eleitoral das autárquica­s de 10 de Outubro.

 ?? DR ?? Filipe Nyusi exorta liderança da Renamo a confiar na paz
DR Filipe Nyusi exorta liderança da Renamo a confiar na paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola