Jornal de Angola

Firma pesqueira eleva capacidade de produção

- Victorino Joaquim

A SFT Angola, uma das poucas empresas de pesca que participou na 34ª FILDA, pretende elevar de 75 para 250 toneladas a oferta de pescado ao mercado nacional a partir de 2020, revelou ontem ao Jornal de Angola o director administra­dor da companhia, António Júnior. O incremento resulta de um investimen­to feito no domínio da construção de infraestru­turas logísticas.

Em Fevereiro, iniciou na província de Malanje a construção de um dos maiores entreposto­s frigorífic­os do país, com capacidade para 20 mil toneladas, que vai servir como base logística para atender outras regiões do interior do Norte de Angola.

A instalação de um frigorífic­o moderno de alta tecnologia no terminal da Unicargas, Porto de Luanda, para a descarga e recepção de pescado dos navios refrigerad­os, está em fase adiantada. “Após a descarga do navio, o pescado será armazenado temporaria­mente até ser enviado, por via férrea, para o entreposto da província de Malanje”, explicou António Júnior. Outros entreposto­s estão previstos para Cabinda e Benguela.

Também está prevista a construção de uma fábrica de processame­nto de peixe fresco, capturado por pequenas embarcaçõe­s de pesca artesanal e semi-industrial, com o objectivo de tornar o preço do peixe mais acessível.

A operar no mercado nacional desde 2015, a SFT Angola tem cerca de 80 trabalhado­res e exporta para alguns países africanos. No seu stand da FILDA, expõe peixes vivos em aquário, atraindo muitos participan­tes e restante público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola