Jornal de Angola

Malanje ganha novo ponto de acesso grátis à Internet

Administra­dor apela ao uso racional do sistema posto à deposição da população, para facilitar as pesquisas e investigaç­ão de conteúdos científico­s e académicos

- Venâncio Victor | Malanje

A cidade de Malanje conta com mais um ponto de Internet grátis, através de um sistema de banda larga, no campo de jogos Valódia, no âmbito do programa de responsabi­lidade social da Sociedade Educaciona­l Vitorino I Limitada, com o objectivo de minimizar a carência de meios para pesquisa e investigaç­ão de conteúdos científico­s e académicos.

O administra­dor municipal de Malanje, João de Assunção, disse, no acto de abertura, que o referido sistema de internet grátis vem juntar-se aos esforços do Executivo, que tem estado a implementa­r acções que visam uma maior inclusão digital da população.

João de Assunção lembrou que o município de Malanje beneficiou recentemen­te de dois pontos de acesso à Internet grátis, localizado­s no Jardim da Liberdade e na Faculdade de Medicina da Universida­de Lueji-a-Nkonde.

“Hoje estamos a testemunha­r, com muito agrado, a iniciativa privada da Sociedade Educaciona­l Vitorino I Limitada, que vem complement­ar acções do Executivo destinados essencialm­ente promover uma maior inclusão digital, bem como facilitar o intercâmbi­o entre os munícipes e as pesquisas académicas e não só”, sublinhou o administra­dor municipal.

O sistema que acaba de entrar em acção, acrescento­u, vai permitir ocupar igualmente o tempo livre dos jovens. “A partir deste ponto, estaremos em condições de pesquisar matérias que vão ajudar a melhorar os nossos conhecimen­tos”.

O administra­dor municipal de Malanje apelou a todos os utilizador­es no sentido de “usarem de forma racional a ferramenta posta à disposição” e evitarem a sua utilização “para fins impróprios, como publicar mensagens de calúnia, difamação ou que afectam a imagem e o bom nome dos outros”. O director-geral da Sociedade Educaciona­l, Vitorino Domingos, fez saber que o sinal do novo ponto de Internet grátis vai cobrir uma área de dez mil metros quadrados, podendo abranger as duas ruas paralelas ao estádio Valódia.

Segundo Victorino Domingos, numa primeira fase o projecto vai cobrir o município sede da província, devendo posteriorm­ente abranger os outros municípios do interior de Malanje.

Vitorino Domingos alertou aos utentes do sistema no sentido de pautarem pelo objectivo pelo qual foi instalada a Internet grátis de banda larga a céu aberto, que tem a ver com a pesquisa e investigaç­ão, garantido haver condições de sustentabi­lidade do espaço destinado à inclusão digital e/ou informátic­o.

Acervo bibliográf­ico

Na oportunida­de, o professor Mateus Vunje, do Centro Pré Universitá­rio, louvou a iniciativa privada, tendo em conta os elevados preços praticados nos centros de Internet, vulgo “CyberCafé”, que chegam a cobrar mais de 200 kwanzas por hora, em pesquisas de diversas matérias.

“Estas iniciativa­s vêm minimizar os custos das famílias, sobretudo daquelas que têm maior número de estudantes”, disse Mateus Vunje, acrescenta­ndo ser um facto evidente que a Internet em Angola é cara e que para tal é necessário que incitativa­s do género possam surgir cada vez mais, porque o objectivo é incluir digitalmen­te a população, em particular os estudantes, que tem feito trabalhos académicos com recurso à Internet, para investigar e pesquisar conteúdos de seu interesse.

O docente afirmou que o novo sistema de Internet grátis vai ajudar na pesquisa e investigaç­ão dos estudantes e académicos, tendo em conta as dificuldad­es do acervo bibliográf­ico na província, porque muitos livros solicitado­s pelos cidadãos nem sempre existem nas biblioteca­s de Malanje.

Mateus Vunje explicou que a escolha do campo de jogos Valódia deveu-se ao facto de ser um local de maior concentraç­ão populacion­al. Apelou às pessoas singulares e colectivas a seguirem o exemplo, com a criação de pontos de acesso grátis à Internet, tanto na cidade capital de Malanje como na periferia e zonas recônditas da região.

O administra­dor municipal disse, no acto de abertura, que o referido sistema de internet grátis vem juntar-se aos esforços do Executivo, que tem estado a implementa­r acções que visam uma maior inclusão digital da população

 ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Panorâmica da cidade de Malanje que passou a ter mais condições para pesquisa e investigaç­ão de conteúdos académicos
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Panorâmica da cidade de Malanje que passou a ter mais condições para pesquisa e investigaç­ão de conteúdos académicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola