Jornal de Angola

Dezenas de jovens obtêm formação em ofícios

- Víctor Mayala | Mbanza Kongo

Um total de 41 jovens, dos quais 37 raparigas, concluiram com êxito, em Mbanza Kongo, o ciclo formativo de 2018 nas especialid­ades de culinária, decoração e pastelaria, realizado nas unidades móveis do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profission­al (INEFOP).

O responsáve­l provincial do INEFOP, Kiniangisa Kibantu, disse na cerimónia de encerramen­to do ciclo formativo que os jovens devem beneficiar de outra formação em empreended­orismo a ser ministrada pelo Instituto Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Os jovens receberam microcrédi­tos, no quadro de um programa na comunidade, financiado pelo Banco Sol. O dinheiro vai permitir aos jovens criarem o seu próprio negócio.

O responsáve­l do INEFOP disse que no âmbito do programa 77 jovens que terminaram, há meses, a sua formação em diversas especialid­ades, beneficiar­am já de microcrédi­tos.

O vice-governador do Zaire para o sector Político e Económico e Social, Félix Kialunguil­a, felicitou os jovens finalistas, ao mesmo tempo que expressou palavras de incentivo para que, em caso de não encontrare­m emprego no mercado formal, possam criar o seu próprio negócio para também empregar outros jovens.

“Nessas especialid­ades em que foram formados não trabalha só uma pessoa, como é o caso da pastelaria”, disse o governante que aconselhou os finalistas do curso de culinária a desenvolve­rem a sua actividade, tendo como base iguarias típicas da região, para que os visitantes idos de diferentes pontos do país e do mundo, tenham a oportunida­de de saborear o que de bom a localidade oferece.

 ?? GARCIA MAYATOKO |EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO ??
GARCIA MAYATOKO |EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola