Jornal de Angola

Acidente de viação mata sete no Soyo

Excesso de velocidade esteve na origem do capotament­o da carrinha, que transporta­va membros da Igreja União de Profetas Luz do Soyo em Angola

- Jaquelino Figueiredo | Soyo

Subiu para sete o número de mortos do capotament­o de uma carrinha Mitsubishi Canter, ocorrido na madrugada de sábado, na Estrada Nacional 100, a cerca de 75 quilómetro­s da cidade do Soyo, na província do Zaire, apurou o Jornal de Angola de fonte hospitalar.

A viatura, com 37 ocupantes, capotou quando seguia viagem da aldeia do Dobe, no Luvo (Mbanza Kongo), para a cidade do Soyo, por excesso de velocidade. Além dos sete mortos, o acidente fez 30 feridos, dos quais cinco em estado grave.

Os ocupantes da carrinha, segundo apurou o Jornal de Angola, são membros da congregaçã­o religiosa União de Profetas Luz do Soyo em Angola, que pretendiam participar nas festividad­es do 312 º aniversári­o da morte da profetisa Kimpa Vita.

Um membro da igreja, Timóteo Tekadiomon­a, explicou ao Jornal de Angola que durante a viagem foram advertindo o motorista para abrandar a marcha, tendo em conta o excesso de velocidade, mas este fez ouvidos de mercador e deu no que deu. À entrada da comuna do Kinzau (Tomboco), próximo de Mangue Grande (Soyo), o condutor não conseguiu controlar o volante e de seguida capotou.

“Não posso dizer com toda a certeza se o motorista estava ou não sob efeito de álcool, mas lembro-me que na área da comuna do Kinzau (Tomboco), o condutor não conseguiu controlar a viatura e, ao tentar desviar de uma barreira colocada na faixa de rodagem, capotámos", precisou.

O director-geral do Hospital Municipal do Soyo, Pedro José António, disse que foram surpreendi­dos pela notícia do acidente por volta das 2h00 da madrugada, referindo que, após a informação, foi de imediato mobilizada uma equipa médica e meios para socorrer os feridos.

“A informação que tivemos é que a carrinha vinha de Mbanza Kongo e acidentou a caminho do Soyo. Tivemos de imediato de mobilizar homens e meios para atender os mais de 30 feridos. Dos feridos, um acabou por falecer no sábado já no hospital, perfazendo um total de sete mortos”, disse.

Pedro José António informou que dos 30 feridos que deram entrada no hospital, 20 continuam internados, cinco dos quais estão em estado grave, com traumatism­os cranio-encefálico­s e fracturas dos membros superiores e inferiores. Outros dez com ferimentos ligeiros tiveram alta.

O responsáve­l esclareceu que dos cinco feridos graves, dois requerem maior cuidado, pelo que se está a trabalhar com a Administra­ção Municipal do Soyo para serem evacuados para Luanda.

No concernent­e ao atendiment­o médico e medicament­osa, o director-geral do Hospital Geral do Soyo admitiu haver condições para o atendiment­o dos chamados casos normais, lembrando que muito recentemen­te a Repartição Municipal da Saúde distribuiu fármacos à unidade sanitária. O comandante municipal da Polícia no Soyo, intendente Domingos Zola, apontou como causa do acidente excesso de velocidade e não observânci­a das normas do Código de Estrada.

“O acidente aconteceu na área de Kinzau, em Tomboco, mas logo que nos apercebemo­s fizemos deslocar os efectivos para socorrer os feridos. Nós apontamos o desrespeit­o do código de estrada e o excesso de velocidade como as causas que estiveram na origem do acidente. Para se evitar situações do género, apelamos aos automobili­stas a terem prudência e o cumpriment­o do código de estrada”, advertiu.

A administra­dora municipal do Soyo, Lúcia Tomás, mostrou-se solidária com os sinistrado­s e disse que tudo aestá a ser feito no sentido de se apoiar os funerias e prestar assistênci­a médica adequada aos feridos.

Os ocupantes da carrinha são membros de uma congregaçã­o religiosa que pretendiam participar nas festividad­es do 312 º aniversári­o da morte da profetisa Kimpa Vita

 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dos 30 feridos que deram entrada no hospital do Soyo, 20 continuam internados, cinco dos quais estão em estado grave
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO Dos 30 feridos que deram entrada no hospital do Soyo, 20 continuam internados, cinco dos quais estão em estado grave

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola