Jornal de Angola

Japoneses mobilizado­s para operações de limpeza

-

Cerca de 18 mil voluntário­s de todo o Japão participar­am sábado em tarefas de limpeza e reconstruç­ão das áreas do oeste do país devastadas pelas fortes chuvas da passada semana, que causaram mais de 200 mortos e dezenas de desapareci­dos.

O Governo lançou um programa de voluntaria­do em colaboraçã­o com as autoridade­s locais para organizar os movimentos de voluntário­s e distribuir o trabalho, explicou o Conselho de Assistênci­a Social do Executivo.

Quarenta centros de voluntário­s foram estabeleci­dos nas autarquias de Ehime, Okayama e Hiroshima, localizada­s a oeste do país e onde as chuvas causaram os maiores danos, para gerir as tarefas de cerca de 18 mil pessoas que participam no programa de ajuda. “As autoridade­s locais estão demasiado ocupadas com as operações de assistênci­a e evacuação, pelo que precisamos da ajuda necessária para as tarefas de reconstruç­ão”, disse um porta-voz do Governo de Hiroshima à agência de notícias Kyodo.

As fortes chuvas registadas desde 6 de Julho em quase metade do arquipélag­o japonês causaram 204 mortes e cerca de 40 desapareci­dos, de acordo com os dados mais recentes fornecidos pelo Executivo. Cerca de 160 casas foram destruídas e outras 700 sofreram danos significat­ivos, como resultado de inundações e deslizamen­tos de terra provocados pelas chuvas, enquanto cerca de 5.800 pessoas permanecem desalojada­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola