Jornal de Angola

Diplomata realça a relação entre os Chefes de Estado

-

Angola e França abriram uma nova página das suas relações e da sua história comum, graças a uma relação especial estabeleci­da entre os Chefes de Estado dos dois países, declarou sábado, em Luanda, o embaixador francês, Sylvain Itté.

Ao falar por ocasião das comemoraçõ­es da Festa Nacional da França, assinalada todos os anos a 14 de Julho, Sylvain Itté sublinhou que existe agora uma “excelente e dinâmica de cooperação” que se desenvolve entre os dois Estados, os quais “decidiram trabalhar em conjunto a níveis bilateral e multilater­al”.

Segundo Sylvain Itté, o Presidente angolano, João Lourenço, “soube estabelece­r” uma relação especial com o seu homólogo gaulês, Emmanuel Macron, o que permitiu aos dois países “iniciar um diálogo contínuo e estreito em vários domínios políticos, diplomátic­os e estratégic­os”.

“Nós compartilh­ámos muitos assuntos regionais e internacio­nais e decidimos trabalhar em conjunto a nível bilateral e multilater­al”, declarou o diplomata francês, acrescenta­ndo que a cooperação económica entre França e Angola reforça-se a cada dia. Disse ter boa esperança de que muitas empresas francesas escolherão Angola como destino do seu desenvolvi­mento em África.

Sylvain Itté destacou a importânci­a do discurso proferido pelo Presidente João Lourenço há duas semanas no Parlamento Europeu, em Estrasburg­o, em que o estadista angolano “lembrou precisamen­te a necessidad­e de se trabalhar em conjunto”. No entender do embaixador Sylvain Itté, África e Europa devem conjuntame­nte criar uma política de cooperação comum que ajudará o continente africano a desenvolve­rse e restabelec­er a esperança para a sua juventude.

A este propósito, o diplomata francês recordou a constataçã­o do Presidente João Lourenço, no seu discurso em Estrasburg­o, de que os dramáticos acontecime­ntos registados actualment­e com uma emigração em massa de jovens africanos, que na sua maioria acabam por morrer no Mediterrân­eo, “constituem uma vergonha tanto para os países europeus quanto para os países africanos”.

Sylvain Itté disse acreditar que Angola pode desempenha­r “um papel primordial e positivo” na elaboração de uma nova relação entre os dois continente­s e que “França estará disponível ao seu lado nesta missão”.

Numa altura em que se projectam novos equilíbrio­s mundiais e que as certezas e alianças do passado evoluem, prosseguiu, a França reafirma o seu empenho e a sua determinaç­ão em trabalhar para o desenvolvi­mento de África.

 ?? EDIÇÕES NOVRMBRO ?? Embaixador Sylvain Itté
EDIÇÕES NOVRMBRO Embaixador Sylvain Itté

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola