Jornal de Angola

Quadros da UNITA recebem formação

-

A UNITA realiza a partir de hoje, nas suas instalaçõe­s em Viana, um seminário nacional destinado a formar formadores para o fortalecim­ento da consciênci­a cívica dos cidadãos e garantir a sua participaç­ão informada no processo de implementa­ção das autarquias em todos os municípios do país.

O secretaria­do executivo do Comité Permanente da UNITA informou, em comunicado, que o seminário decorre até sexta-feira sob o lema “Autarquias, cidadania igual, rumo ao desenvolvi­mento”. O maior partido da oposição traz para este seminário especialis­tas internacio­nais com experiênci­a no processo de legislação, financiame­nto e gestão de administra­ção autárquica, que ajudam a conduzir o seminário.

Devem participar representa­ntes de Portugal, Cabo Verde e Moçambique, mas a direcção da UNITA não revelou os nomes. O presidente do grupo parlamenta­r da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse ao Jornal de Angola que o seu partido achou por bem convidar personalid­ades ligadas ao processo autárquico em Portugal, Cabo Verde e Moçambique, para apresentar­em os critérios que os seus países tiverem em conta para a implementa­ção das autarquias.

Numa clara alusão à discussão existente entre a adopção do gradualism­o territoria­l ou o funcional na implementa­ção das autarquias em Angola, Adalberto Costa Júnior citou o exemplo de Cabo Verde, “um país pobre” e com disparidad­es de desenvolvi­mento entre os municípios, mas que, ainda assim, adoptou as autarquias em todo o território.

“Com este seminário (a decorrer no complexo Sovsmo, em Viana), pretendemo­s saber melhor quais foram os critérios adoptados nos países dos nossos convidados e quais foram os benefícios”, esclareceu o deputado do maior partido da oposição.

As autarquias devem começar a ser implementa­das em Angola em 2020.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Adalberto Costa Júnior realçou importânci­a do seminário
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Adalberto Costa Júnior realçou importânci­a do seminário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola