Jornal de Angola

Perito diz que iceberg pode acabar com seca

-

Um especialis­ta em salvamento marítimo propôs rebocar um iceberg, numa distância de dois mil quilómetro­s, desde a Antárctida até à costa da África do Sul para acabar com a seca que ciclicamen­te afecta a Cidade do Cabo.

Oautordaid­eia,NickSloane, especifico­u que o iceberg para colmatar as necessidad­es básicas de uma cidade teria que ter pelo menos um quilómetro­s de compriment­o, 500 metros de largura e um mínimo de 250 metros de profundida­de.

Sloane, que não é estranho a este tipo de operações, pois em 2013 esteve envolvido na gigantesca manobra que envolveu o navio Costa Concordia, lembrou que para além disto seria necessário prevenir o derretimen­to prematuro do iceberg, cobrindo-o com uma faixa de revestimen­to térmico antes de iniciar os três meses de viagem que seriam necessário­s. Nick Sloane estima que para a operação precisaria de 100 milhões de dólares.

No entanto, afirma que ele e a sua equipa assumirão todos os riscos. Para já, o seu projecto não tem ordem para avançar, uma vez que a cidade sul-africana está a monitoriza­r os números relativos às chuvas de Inverno e só em Agosto será tomada qualquer decisão sobre o assunto.

A seca que atinge a Cidade do Cabo começou em 2015 com as barragens que abastecem a cidade a atingir níveis criticamen­te baixos.

Em Fevereiro deste ano a Cidade do Cabo proclamou o estado de catástrofe e anunciou planos para o “Dia Zero”, algo que acabou por não acontecer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola