Jornal de Angola

Crianças da periferia têm documentos grátis

- Kamuanga Júlia|

A conservató­ria de registo civil realizou 980 assentos de nascimento de Janeiro a Maio deste ano, contra 887 registados no período anterior, reflexo do engajament­o de técnicos na sensibiliz­ação das comunidade­s rurais de toda a província da Lunda -Sul, garantiu ontem, em Saurimo, o conservado­r Joaquim César.

O jurista acrescento­u que, no período em balanço, foram igualmente emitidas 887 certidões de óbitos, 127 cédulas pessoais a favor de menores de cinco anos e realizaram­se 50 casamentos, na sede e nos 19 postos em funcioname­nto na província, no quadro da aproximaçã­o dos Serviços de Justiça ao cidadão. Os emolumento­s, ainda de acordo com Joaquim Júnior, levaram para os cofres do Estado, um milhão e 540 mil kwanzas.

Em relação ao programa de expansão de serviços, a Conservató­ria criou brigadas, cada composta por sete técnicos, nas escolas primárias dos bairros Candembe, Sacombe, Luar, Txizaínga e Luavur, para facilitar o processo de registo, que numa primeira fase dá prioridade à crianças em idade escolar.

Joaquim Júnior sublinhou que o processo, que decorre há seis meses, permitiu a emissão gratuita de 127 assentos de nascimento, nos bairros Sacombe e Candembe. Apelou aos pais à aderirem aos postos, para registarem os filhos, para não ficarem fora do sistema de ensino, no próximo ano lectivo.

 ?? KAMUANGA JÚLIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade­s apostam na inserção das crianças no ensino
KAMUANGA JÚLIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s apostam na inserção das crianças no ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola