Jornal de Angola

Suspeitos de assaltos a vendedoras detidos

- André da Costa

Um grupo integrado por dois angolanos e cinco cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) foi detido na semana passada, no município do Cazenga, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal, por suspeita de roubos a vendedoras do mercado do Kikolo.

Uma fonte ligada ao Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) disse ontem ao Jornal de Angola que o grupo, composto por oito pessoas, uma das quais em fuga, planeava os roubos e que as vítimas eram preferenci­almente vendedoras do Mercado do Kikolo.

Às primeiras horas da manhã e no final da tarde, posicionav­am-se em pontos estratégic­os, por onde passam vendedoras, para realizar assaltos, acentuou a fonte do SIC.

Um indivíduo, de acordo com a fonte, parente de uma das vendedoras, é quem fornecia aos comparsas toda a informação sobre a movimentaç­ão e caracterís­ticas das vítimas, que eram seguidas a pé. Um dos angolanos integrante­s do grupo já é conhecido da Polícia por ter estado detido em esquadras do município do Cazenga por ofensas corporais, roubo e furto de dinheiro na via pública.

O indivíduo em referência esteve detido em 2015 na Cadeia de Viana, acusado de roubo de uma carteira pertencent­e a uma senhora. Libertado no ano passado, juntou-se ao grupo agora desmantela­do pela Polícia Nacional.

O porta-voz do Serviço Penitenciá­rio, inspectorc­hefe Menezes Cassoma, disse que o trabalho de reabilitaç­ão nas cadeias é direcciona­do fundamenta­lmente os condenados, que, durante o cumpriment­o da pena, aprendem mecânica, electricid­ade, pintura, caixilhari­a de alumínio e informátic­a.

Angola tem 40 estabeleci­mentos prisionais, com cerca de 2.300 reclusos, entre condenados e detidos.

 ?? DR ?? Indivíduos detidos já se encontram a contas com a justiça
DR Indivíduos detidos já se encontram a contas com a justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola