Jornal de Angola

Joseph Kabila troca chefe do Estado-Maior

-

O Presidente congolês, Joseph Kabila, substituiu no passado fim-de-semana o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Congolesas, Didier Etumba, pelo tenentegen­eral Célestin Mbala.

As nomeações incluem alguns oficiais-generais sancionado­s pela comunidade internacio­nal por entrave à democracia, como é o caso do major-general Gabriel Amisi “Tango Fort”, que era o comandante da primeira zona militar que inclui Kinshasa e que é agora o chefe do Estado-Maior adjunto para as Operações e Reconhecim­ento.

O Presidente Kabila nomeou também o general John Numbi, antigo comandante da Polícia, para o cargo de inspector-geral das Forças Armadas.

Antigo rebelde, durante a segunda guerra do Congo, entre 1998-2003, o general Amisi foi suspenso das funções de chefe do EstadoMaio­r das FARDC, em 2012, acusado pelos peritos da ONU de dirigir o tráfico de armas para os grupos rebeldes do leste do país.

Em 2014, o Conselho superior de Defesa anulou as acusações, tendo, depois, sido nomeado para comandante da primeira zona de Defesa do Congo, que incluía as províncias do Kongo central, do Bandundo e de Kinshasa.

O general John Numbi é considerad­o pelos defensores dos direitos humanos como o primeiro suspeito do assassinat­o do líder dos direitos, Floribert Chebeya, em Junho de 2010.

Suspenso das suas funções, pouco depois do assassinat­o de Chebeya, o a general Numbi negou as acusações e, em 2017, o Presidente Kabila promoveu-o general, a título honorífico.

As eleições presidenci­ais de 23 de Dezembro vão eleger o sucessor de Joseph Kabila, cujo mandato terminou em Dezembro de 2016.

A Constituiç­ão proíbe-o de concorrer para um terceiro mandato, mas os seus adversário­s acusam-no de querer continuar no poder.

 ??  ??
 ?? DR ?? General Didier Etumba foi substituíd­o por Célestin Mbala
DR General Didier Etumba foi substituíd­o por Célestin Mbala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola