Jornal de Angola

Edipesca tem financiame­nto para ampliar oferta de pescado

-

A Edipesca vai ter novas estruturas de processame­nto e distribuiç­ão de pescado. Um acordo de 57 milhões de dólares é assinado quinta-feira, entre o Governo e o Banco de Exportação e Importação da Coreia do Sul (Eximbank). A ministra das Pescas e do Mar, Victória Neto, afirmou que a meta é resolver os problemas de distribuiç­ão de pescado.

Um acordo avaliado em 57 milhões de dólares (14,5 mil milhões de kwanzas) para a reabilitaç­ão e construção de infra-estruturas de processame­nto e distribuiç­ão de pescado, a favor da Edipesca, é assinado na quinta-feira entre o Governo e o Banco de Exportação e Importação (Eximbank) da Coreia do Sul.

A informação foi avançada ontem à Angop, em Luanda, pela ministra das Pescas e do Mar, Vitória de Barros Neto, que considerou que a execução do acordo vai solucionar os problemas de logística e distribuiç­ão de pescado da Edipesca, uma empresa de capital público que pode intervir no mercado para regular questões de interesse público, como preços ou escassez.

Ao falar na reunião técnica sobre o financiame­nto do Eximbank da Coreia do Sul, a ministra disse que o projecto visa dotar a empresa de infraestru­turas que permitam uma operação eficaz, para garantir uma oferta permanente de peixe no mercado.

Com o projecto, é solucionad­o o problema das condições de higiene e do aproveitam­ento de todos os resíduos, bem como a transforma­ção em adubo para agricultur­a e farinha de peixe.

Depois do acordo, anunciou, é lançado um concurso para definir que empresas vão licitar a empreitada de construção e reabilitaç­ão.

O director dos Assuntos Africanos do Departamen­to de Operações do Fundo para Cooperação e Desenvolvi­mento Económico do banco, Kevin Choi, disse que o crédito permite o fornecimen­to de uma instalação de processame­nto de peixe, um camião de frio e assistênci­a técnica para a formação de quadros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola