Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- Algum dinheiro na nossa formação, antes de partirmos para a actividade empresaria­l que comporta muitos riscos. GERVÁSIO PANZO ARMANDO AFONSO Petrangol

Pequenos negócios

Fico satisfeito quando são abertos na área em que moro pequenos negócios. Sei que os negócios, mesmo pequenos, proporcion­am empregos. Muitos jovens do Distrito em que moro, o da Maianga, conseguem trabalho quando alguém com algum capital abre uma lanchonete, uma barbearia ou uma cantina.

Há muitos jovens desemprega­dos no Distrito da Maianga. Muitos destes jovens já terminaram os seus cursos médios ou superiores, mas não conseguem empregos, nem no sector privado, nem em instituiçõ­es públicas.

O que me preocupa é o facto destes pequenos negócios terem vida muita curta, por várias razões. O ideal é que as pequenas e médias empresas pudessem ter existência prolongada. Geralmente um pequeno negócio começa muito bem,mas passado algum tempo, as coisas passam a correr mal, por falta de clientes ou por má gestão.

Aconselho às pessoas que querem enveredar pela actividade empresaria­l a fazer cursos curtos de gestão para dominarem certas matérias, como contabilid­ade, a fim dos seus negócios correrem bem. Temos de ter o hábito de gastar Maianga

Zungueiras e zungueiros

Sou uma pessoa que tem grande admiração pelo trabalho das zungueiras e dos zungueiros, que têm de percorrer longas distâncias para levar à porta de cada um de nós produtos diversos, desde o papel higiénico até aos bens alimentare­s.

Tenho notado que as zungueiras e zungueiros são de todas as idades. Já comprei produtos a uma zungueira que tinha quase cinquenta anos de idade e que tinha de sustentar filhos e netos. Penso que as zungueiras e os zungueiros merecem todo o nosso respeito. São poucos os que aceitariam fazer o que eles fazem diariament­e. É um trabalho penoso. Há zungueiras que zungam com os filhos às costas. O que não devemos permitir é que haja crianças a zungar. As crianças têm de ir para a escola. Que o Instituto Nacional da Criança analise este fenómeno de crianças terem de trabalhar para adultos, a fim de se tomarem as medidas

Mundial de Futebol

Passei a apoiar a França no Mundial de futebol depois de todas as equipas africanas terem sido eliminadas da prova. Optei por apoiar a França por causa do filho de um angolano e pai do jogador Matuidi.

O pai de Matuidi é natural do Uíge. Senti orgulho de ver o filho de um angolano campeão do mundo de futebol.

Angola deu também, por intermédio do jogador Matuidi, a sua contribuiç­ão para que a França fosse novamente campeã do Mundo. Que o desempenho de Matuidi na alta roda do futebol mundial inspire jovens jogadores de todo o país, para que tenhamos outros angolanos a evoluir em campeonato­s competitiv­os.

Que as infra-estruturas desportiva­s que se construíra­m sejam postas ao serviço da formação dos nossos jovens jogadores . É preciso tirar proveito das infra-estruturas desportiva­s que custaram muito dinheiro. Podemos sim ter grandes jogadores de futebol em Angola. Que haja organizaçã­o e bons técnicos.!

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola