Jornal de Angola

Salvini defende fim do embargo à Rússia

-

O ministro do Interior italiano e líder da Liga (extrema-direita) defendeu ontem em Moscovo o fim das sanções económicas contra a Rússia até ao final do ano e não exclui qualquer opção para convencer os outros países europeus.

Matteo Salvini, que falava em Moscovo, disse pretender “convencer com boas maneiras e números” os parceiros europeus a acabarem com as sanções económicas em vigor desde que a Rússia anexou a Crimeia em 2014.

O também vice-primeiromi­nistro de Itália não quis afirmar que poderá vetar um prolongame­nto das sanções, mas assegurou “não excluir qualquer opção” para atingir os seus fins.

“A Itália é o país europeu que mais sofreu com as sanções contra a Rússia”, adiantou, afirmando querer encontrar novas possibilid­ades de cooperação económica entre as pequenas e médias empresas dos dois países.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse em Junho que o seu país era favorável à “revisão” das sanções económicas impostas à Rússia.

Há vários meses que a Itália tenta conseguir da União Europeia se não um levantamen­to total das sanções pelo menos um aligeirame­nto. “É absolutame­nte legítimo que a Rússia se sente na mesa dos grandes”, declarou Salvini sobre a reintegraç­ão do país no G7, congratula­ndo-se com a cimeira entre os presidente­s russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Donald Trump, em Helsínquia.

Matteo Salvini, que esteve na Rússia antes de integrar o Governo italiano e que já expressou por muitas vezes simpatia pelo país e o seu Presidente, disse que o primeiro-ministro Giuseppe Conte se deslocará ao país “na segunda metade de Outubro” para se encontrar com Vladimir Putin.

 ?? DR ?? Ministro do Interior do Governo italiano Matteo Salvini
DR Ministro do Interior do Governo italiano Matteo Salvini

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola