Jornal de Angola

Banco Sol desembolso­u crédito ao micro-negócio

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

O Banco Sol desembolso­u 232,160 milhões de kwanzas para financiar 54 negócios ligados à informátic­a, comércio e corte e costura, de empreended­ores de Mbanza Kongo, Zaire, que beneficiar­am de formação nos serviços locais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (Inefop).

Os créditos foram concedidos a nove meses, com três de graça, e juros bonificado­s de 1,67 por cento, que resultam em prestações mensais de 27.950 kwanzas, segundo apurou o Jornal de Angola.

A entrega dos financiame­ntos decorreu à margem de uma conferênci­a sobre oportunida­des de emprego, na qual participou o secretário de Estado da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), António Afonso, e o governador do Zaire, Joanes André.

O vice-governador do Zaire para o Sector Político, Económico e Social, António Kialunguil­a, falou aos participan­tes sobre as perspectiv­as de provisão de postos de trabalho da província, consideran­do que a crise económica fragilizou as acções do Governo tendentes à criação de condições macroeconó­micas e de infra-estruturas para garantir o direito ao trabalho.

Até ao ano de 2015, anunciou, a taxa de desemprego - perda involuntár­ia do posto de trabalho - no Zaire era de 20 por cento, num universo populacion­al de cerca de 594 mil habitantes, o que “pode ser mitigado com o espírito empreended­or”, disse. António Kialunguil­a exortou a população a deixar de colocar a função pública como solução imediata do fenómeno do desemprego, devendo, antes, explorar o potencial que a natureza local oferece nos sectores da agricultur­a e da mineração.

O director nacional do Inefop, Manuel Bangue, debruçou-se sobre a geração de rendimento­s e sublinhou que, quanto maior for a taxa de empreended­orismo, maior será a riqueza obtida pelo país.

 ?? JOÃO CELESTINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE ?? Empreended­ores do Mbanza Kongo recebem empréstimo­s
JOÃO CELESTINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE Empreended­ores do Mbanza Kongo recebem empréstimo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola