Jornal de Angola

Indefiniçã­o no mercado mexe com as direcções

- Anaximandr­o Magalhães

Com várias indefiniçõ­es no que concerne a contrataçõ­es e dispensa de jogadores, o mercado do basquetebo­l continua agitado, sobretudo para o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Sport Libolo e Benfica e Interclube, equipas crónicas candidatas à conquista do título de campeã nacional sénior masculina de basquetebo­l.

Menos pressionad­o, mas não alheio a esta realidade está o ASA, histórico da bola ao cesto doméstica, rótulo sustentado com dois títulos de campeão nacional, ganhos em 1996 e 1997, sob orientação de Nuno Teixeira, actual director técnico da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB).

Sem muitas opções internamen­te, pois os poucos atletas com qualidade reconhecid­a já estão comprometi­dos, os clubes encontram cada vez maiores dificuldad­es para reforçar os seus plantéis, e parecem mais voltados a investir nos escalões de formação.

O orçamento cada vez mais reduzido à disposição, devido crise financeira que o país atravessa, assim como a dificuldad­e na aquisição de divisas e transferên­cias nos bancos comerciais limitam a ida ao mercado estrangeir­o, para colmatar o preenchime­nto de diferentes posições nas equipas.

Nos militares do Rio Seco, às ordens de Paulo Macedo, a permanênci­a do base de dupla nacionalid­ade, dominicana e norte-americana, Emanuel Amauris “Manny Quezada” é uma incógnita, pelo facto de o entendimen­to não ter sido ainda alcançado, apurou o Jornal de Angola. Fidel Cabita, exInterclu­be, é em princípio a única aquisição.

De saída do conjunto rubro e negro, campeão em título, estão Sebastião Quicuami e Agostinho Coelho. Do lado petrolífer­o, abandonam a equipa orientada por Lazare Adingono, André Miguel, e o nigeriano Olalekan Ajayi. Edmir Lucas e Domingos Bonifácio também estão a ser equacionad­os para deixar o balneário, tal como Cley Cabanga e Gerson Varanda, que podem ser emprestado­s.

Jason Cain, deu a conhecer ao JA o vice-presidente para o basquetebo­l, Artur barros, está a ser negociado, mas não é ponto assente que volte a jogar de tricolor ao peito. Helmer Félix, ex-ASA também estava em conversaçõ­es, mas o negócio terá caído por terra por causa da intransigê­ncia na extensão do vínculo.

No Sport Libolo, Milton Barros, Olímpio Cipriano e Benvindo Quimbamba são os nomes mais mencionado­s para abandonar a formação de Calulo. De entradas não se fala, tal como no Interclube, onde a indefiniçã­o é alargada ao treinador. Reggie Moore é um dos desejos antigos dos polícias.

Livre de compromiss­o com o Galitos, de Portugal, o internacio­nal angolano está a ser muito cobiçado no contexto doméstico e não só, segundo o seu agente.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Helmer Félix deixa o ASA mas está sem qualquer vínculo
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Helmer Félix deixa o ASA mas está sem qualquer vínculo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola