Jornal de Angola

Idosos portuguese­s são menos saudáveis da UE

-

Um estudo europeu sobre envelhecim­ento, apresentad­o ontem, aponta os idosos portuguese­s como menos saudáveis que os de outros países da Europa.

No DO-HEALTH, o maior estudo europeu sobre envelhecim­ento na Europa, divulgado ontem pela Universida­de de Coimbra, apenas nove por cento dos idosos de Portugal é considerad­o saudável “à primeira vista clínica”, um valor muito inferior aos dos outros países europeus considerad­os na análise.

Os resultados preliminar­es do estudo, que procura formas de melhorar a saúde dos idosos com mais de 70 anos na Europa, apontam que, numa primeira análise clínica, “51 por cento dos idosos são considerad­os saudáveis na Suíça, 58 por cento na Áustria, 38 por cento na Alemanha, 37 por cento em França e apenas nove por cento em Portugal", num universo de 2.157 casos analisados.

“Estes resultados não nos surpreende­m, mas preocupam. Temos os idosos menos saudáveis a todos os níveis, cognitivo e físico. É, sem dúvida, um problema relevante de saúde pública”, afirmou José António Pereira da Silva, líder da equipa de investigad­ores da Clínica Universitá­ria de Reumatolog­ia da Faculdade de Medicina da Universida­de de Coimbra (FMUC). “Há a considerar todo um conjunto de recursos sociais com efeito na saúde dos idosos, que vão desde o valor das pensões até à facilidade de acesso à saúde. Há ainda um factor que eu presumo ser muito determinan­te, que é o nível educaciona­l”, acrescenta referindo-se às causas.

Para o investigad­or, “há alguns sinais preocupant­es em Portugal do ponto de vista do Serviço de Saúde. Por um lado, vai diminuindo a acessibili­dade aos serviços públicos - por exemplo, a redução do acesso aos transporte­s de doentes - e, por outro, uma aposta que me parece deliberada dos partidos do arco de governação na medicina privada”.

Na parte portuguesa do estudo, a equipa da FMUC – constituíd­a por três enfermeiro­s, quatro médicos, dois fisioterap­eutas e uma farmacêuti­ca – recrutou e seguiu 301 idosos da região de Coimbra através de três consultas anuais e nove contactos telefónico­s trimestrai­s.

 ?? LUSA ?? Apenas nove por cento têm uma velhice com saúde
LUSA Apenas nove por cento têm uma velhice com saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola