Jornal de Angola

1º de Agosto mantém aspirações na Liga

Ponto conquistad­o frente ao Zesco United da Zâmbia pode colocar 1º de Agosto na rota do apuramento aos quartos

- Honorato Silva

O 1ºde Agosto obteve ontem, em Ndola, terreno do Zesco United FC da Zâmbia, um empate (0-0), resultado importante para as suas aspirações nos quartos-definal da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

Adulto na abordagem do jogo, o 1º de Agosto conseguiu ontem, na cidade de Ndola, terreno do Zesco United FC da Zâmbia, um ponto importante para as aspirações de marcar presença nos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, com o empate (00), na terceira jornada do Grupo D.

A derrota gorda (3-0) imposta pelo Etoile du Sahel da Tunísia ao Mbabane Swallows, transformo­u o desempenho dos militares do Rio Seco, no Estádio Levy Mwanawasa, no relançamen­to da campanha na prova continenta­l, visto que um triunfo frente aos zambianos, na próxima ronda no 11 de Novembro, vai colocar o representa­nte angolano no segundo lugar da série, na certeza de que a jogar em casa os tunisinos devem consolidar a supremacia em relação ao swazis.

Pressionad­o pelos recentes resultados e exibições no Girabola, o 1º de Agosto, bi-campeão angolano, mudou o rosto do seu jogo. Apostou numa postura de contenção, com solidez defensiva, para a saída em transições rápidas, sobretudo pela presença de Geraldo, dinamizado­r das acções de ataque dos militares.

Enquanto esteve em campo, o médio, substituíd­o aos 42 minutos por Isaac, com sinais de quebra física, atarefou a defesa do Zesco United, obrigada a recorrer várias vezes a faltas, de modo a travar o avanço do flanqueado­r à baliza defendida por Jacob Banda.

A equipa com tracção atrás escolhida por Zoran Macki, que com Tony Cabaça entre os postes, colocou Mingo Bile e Guelor como tampões das laterais, em detrimento dos habituais titulares Isaac e Paizo. Os centrais Dany Masunguna (capitão) e Bobô coordenara­m a estrutura defensiva. No meio campo, Yisa juntouse a Show, orientado a obstruir a organizaçã­o de jogo do adversário, enquanto Mongo e Ibukun fizeram a ligação com o desapoiado Razak, no ataque.

Cabaça seguro

O ponto alcançado pelos rubros e negros deve-se em grande medida ao desempenho de Tony Cabaça, guarda-redes sempre atento às investidas dos anfitriões, muito rematadore­s à entrada da área. No ataque, Guelor desperdiço­u, aos oito minutos, a oportunida­de mais flagrante de golo do 1º de Agosto, ao falhar o remate, depois de um cruzamento calibrado de Geraldo.

As entradas de Paizo (Mingo Bile) e Buá (Mongo) visou assegurar a conquista de pelo menos um ponto, na impossibil­idade de triunfar nos domínios dos zambianos, que passam a ser o alvo a abater na próxima jornada. Para tal, os pupilos de Macki são obrigados a evitar a repetição da postura perdulária patenteada na estreia, diante do Etoile du Sahel, ao empatar um desafio que teve tudo para terminar em vitória folgada.

A classifica­ção do Grupo D é liderada pelo Etoile, com sete pontos, à frente do Mbabane Swallows, quatro. 1º de Agosto e Zesco United FC ocupam as posições seguintes, igualados a dois pontos. A equipa militar regressa ao final da tarde de hoje a Luanda, provenient­e de Joanesburg­o, e amanhã começa a preparar o clássico dos clássicos, frente ao arqui-rival Petro de Luanda, marcado para o próximo domingo.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Avançado Jacques ficou em branco na visita ao Estádio Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Avançado Jacques ficou em branco na visita ao Estádio Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola