Jornal de Angola

Eventos garantem troca de experiênci­a

- Manuela Gomes

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher considerou fundamenta­l a participaç­ão de Angola em eventos internacio­nais que tratam das questões dos direitos da mulher e equidade de género, por permitir a obtenção de conhecimen­tos e de troca de experiênci­as.

Ao intervir no seminário sobre a participaç­ão de Angola na 62ª sessão do estado da mulher, que decorreu em Nova Iorque, Victória Francisco da Conceição admitiu que os eventos servem não só para demonstrar, mas também para identifica­r dificuldad­es e pontos a melhorar, adquirindo novas estratégia­s e metodologi­as de actuação.

Para a governante, as deliberaçõ­es produzidas nesses eventos constituem orientaçõe­s a ser levadas em conta pelos parceiros governamen­tais, sociedade civil e igrejas, nos seus programas e projectos de desenvolvi­mento. Acrescento­u que, para o seu cumpriment­o, é necessário o empenho de todos, cada um fazendo a sua parte.

“A experiênci­a, até aqui, diz-nos que estamos a caminhar bem, mas também que há aspectos que ainda precisam de ser melhorados, como o caso da ‘paridade de género’, em que estamos longe da meta 50/50 e das estatístic­as”, precisou, recordando que as referência­s menos favoráveis sobre o nosso país se centram maioritari­amente nestes dois pontos.

Por isso, disse que é importante o empenho de todos para que se possa obter dados fiáveis para se reportar e prestar contas, daí a importânci­a de trabalhar-se e prestar-se informaçõe­s certas aos órgãos de direito.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher admitiu que as vitórias alcançadas até aqui resultam da luta de mulheres valorosas que, por todo o mundo, lutaram pelo que hoje desfrutam “as mulheres quando entraram para esta batalha, sabiam que podiam perder a sua vida, algumas perderam-na mesmo.”

Victória Francisco da Conceição pediu que, por isso, quando o Masfamu solicitar dados aos sectores parceiros, sejam céleres em fornecêlos para se evitar o incumprime­nto, a tempo, dos relatórios por se elaborar.

O seminário que decorreu sob o lema “Juntas é possível” teve como objectivo principal fazer o reforço da assumpção de todos, relativame­nte aos compromiss­os adoptados nacional, regional e internacio­nalmente pelo Executivo.

 ??  ?? PAULOMULAZ­A | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Victória Francisco
PAULOMULAZ­A | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Victória Francisco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola