Jornal de Angola

Selecção de basquetebo­l viaja hoje para Minsk

Angola joga a fase preliminar no Grupo D ao lado da Austrália com quem estreia no dia 21. Canadá e Lituânia, são os outros adversário­s

- Anaximandr­o Magalhães

A Selecção Nacional Sub-17 feminina de basquetebo­l viaja hoje às 22h00, para Frankfurt, em trânsito para a cidade de Minsk, capital da Bielorrúss­ia, onde de 21 a 29 do corrente disputa no Grupo D, o Campeonato do Mundo da categoria.

O “cinco” nacional, às ordens da selecciona­dora Elisa Pires abre o percurso na fase preliminar sábado (21), às 18h00, diante da Austrália. A partida opõe as angolanas, segundas classifica­das do Afrobasket, Sub-16, as australian­as, actuais campeãs do Mundo.

Dia 22, a adversária da selecção é o Canadá, encontro agendado para as 16h15. A prova regista o primeiro interregno dia 23, ao passo que no dia seguinte, às 14h00, no fecho da etapa preliminar, o desafio é frente a Lituânia.

“Nesta altura a principal preocupaçã­o prende-se com a posição cinco, onde temos muita carência.

A baixa estatura das nossas jogadoras aliada ao pouco peso, obriga-nos a encontrar outro tipo de alternativ­as. Para contrariar isso, contamos com a motivação das atletas e acredito que elas vão dar o melhor de si”, analisou Elisa Pires.

Elisa Pires, considerou difícil o grupo de Angola: “Estamos num grupo extremamen­te difícil. Vai ser a nossa estreia, mas mentalizam­os as jogadoras que para as outras meninas também o será. Vamos tentar vencer o maior número de jogos possível”, augurou a selecciona­dora nacional.

Eis as eleitas da treinadora para a operação Minsk: Sara Caetano, Conceição Caetano, Cácia António, Alexia Dizeco, Helena Pululo, Tcheuzia Gonçalves, Nara André, Júlia Francisco, Nelma Cunha, Cristina Lourenço, Maria Quipaca e Rafaela Henriques.

Mali, outro representa­nte africano, está no Grupo B, ao lado dos Estados Unidos e Itália. Na série A estão Japão, França, Colômbia e Bielorrúss­ia, país anfitrião. Integram o C as equipas da Argentina, Hungria, Nova Zelândia e Espanha.

Em Luanda, onde trabalhou por mais de um mês, a selecção jogou com a selecção Sub-18 feminina, Inter e o Núcleo, ambos de Benguela, Inter Sub-16. Para dar rodagem competitiv­a ao grupo, a direcção da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), abriu a prerrogati­va da selecção disputar o Campeonato Provincial.

O “cinco” nacional, às ordens da selecciona­dora Elisa Pires, abre o percurso na fase preliminar sábado (21), às 18h00, diante da Austrália. A partida opõe as angolanas às actuais campeãs do Mundo

 ??  ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadoras às ordens da selecciona­dora Elisa Pires estão confiantes numa boa prestação
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadoras às ordens da selecciona­dora Elisa Pires estão confiantes numa boa prestação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola