Jornal de Angola

Atletas angolanos viajam confiantes

Ministra dos Desportos Ana Paula Sacramento despediu-se ontem dos 79 atletas e técnicos das distintas selecções

- Teresa Luís e Armindo Pereira

Os 79 elementos que compõem a missão angolana à XI edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) despediram-se, ontem da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto. Os jogos decorrem de 21 a 28 deste mês, em São Tomé e Príncipe. Angola disputa as modalidade­s de basquetebo­l, voleibol, futebol, atletismo, taekwandó, andebol e atletismo adaptado. O objectivo é melhorar ou manter o terceiro lugar da edição passada.

A missão angolana composta por 79 elementos entre os quais, atletas, treinadore­s e oficiais viaja hoje para São Tomé e Príncipe, palco da XIª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), a decorrer de 21 a 28 do corrente mês.

Angola disputa os Jogos nas modalidade­s de basquetebo­l, voleibol, futebol, atletismo, taekwendó, andebol e atletismo adaptado. Melhorar ou manter o terceiro lugar da edição passada, é o objectivo da delegação chefiada, por Ndilu Mário.

Ontem, durante a cerimónia de despedida realizada na Casa da Juventude em Viana, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, encorajou os jovens atletas a dignificar­em as cores da bandeira nacional.

“Vão encontrar algumas dificuldad­es, mas tenham coragem e força suficiente para ultrapassa-las. Competir não é fácil. Cada um deve evidenciar força anímica, orgulho dos símbolos do país e fair-play. Respeitem também os momentos dos atletas das outras nações”, disse.

Por outro lado, Ana Paula do Sacramento Neto defende ser motivo de orgulho, ter jovens a competir nas distintas disciplina­s: “resta-nos passar a força de campeões. Ao serem selecciona­dos já são vencedores. Falta o título que vocês vão conquistar na prova. Façam boa viagem e sejam determinad­os. Nós estaremos aqui no regresso para vos receber. Acreditámo­s que a missão será cumprida com rigor”.

Teresa Odeth, jogadora da selecção de basquetebo­l, em representa­ção de todos os atletas agradeceu pelo momento único que pode ser proporcion­ado nos Jogos da CPLP.

“Foram longos dias de preparação. Assumimos aqui o nosso compromiss­o de tudo fazer para alcançarmo­s os objectivos, com disciplina e espírito de missão, primando sempre pelo fair-play. Vamos cumprir as regras, respeitar os outros participan­tes e seguir as orientaçõe­s dos chefes e treinadore­s”, disse a atleta.

Reunião de ministros

Hoje, o secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida participa, em São Tomé, na 11ª Conferênci­a de Ministros da Juventude e Desportos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em representa­ção da titular da pasta, Ana Paula do Sacramento Neto.

No encontro, os ministros vão avaliar as conclusões das comissões da Juventude e Desportos, a proposta do caderno de encargos dos Jogos da CPLP, a IX Bienal de Jovens Criadores, a apresentaç­ão da futura presidênci­a da conferênci­a São Tomé e Príncipe, para o biénio 2018-2020.

Na cerimónia de abertura estão previstas as intervençõ­es da secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, dos ministros da Educação de São Tomé e Príncipe e de Portugal, Marcelino Sanches e Tiago Rodrigues, respectiva­mente, bem como do presidente da Câmara Distrital de Água Grande.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola, por Ndilu Mário, chefe da missão angolana. A reunião sucede o encontro entre as Comissões de Directores Gerais da Juventude e Desportos, na véspera da cerimónia de abertura da 11ª edição dos jogos juvenis da comunidade, marcada para amanhã.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste participar­am, num total de cerca de 700 pessoas, entre elas mais de 400 jovens atletas, com menos de 16 anos.

Por altura do lançamento oficial, no início do corrente mês, o Primeiro-ministro sãotomense, Patrice Trovoada, disse que os jogos reforçam o espírito da cooperação, a comunhão e o intercâmbi­o entre as culturas lusófonas.

Alguns países da comunidade ajudaram financeira­mente o arquipélag­o a realizar os próximos jogos da CPLP. Este é o primeiro “grande evento” desportivo que o país vai albergar.

Por outro lado, Ana Paula do Sacramento Neto defende ser motivo de orgulho, ter jovens a competir nas distintas disciplina­s: "resta-nos passar a força de campeões"

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Titular da pasta pediu, em discurso dirigido aos desportist­as, medalhas, respeito e fair-play
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Titular da pasta pediu, em discurso dirigido aos desportist­as, medalhas, respeito e fair-play

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola