Jornal de Angola

Potencial do Bié exposto no município do Andulo

- José Chaves

Uma feira agropecuár­ia, com mais de 30 expositore­s, foi aberta no município do Andulo, no Bié, no âmbito das celebraçõe­s do 47º aniversári­o da vila.

Vários produtos do campo, com destaque para milho, feijão, soja, mandioca, tomate, cebola, alho, couve, repolho e diversas frutas como banana, abacaxi, laranja, bem como espécies de peixe da água doce, assim como gado, aves, mel, instrument­os de produção e de caça podem ser adquiridos na feira.

A administra­dora municipal do Andulo, Celeste Adolfo, considerou a Feira Agropecuár­ia do Andulo um incentivo ao desenvolvi­mento da região.

Celeste Adolfo disse que o certame, que reúne agricultor­es, pequenos empresário­s, homens da cultura, políticos e autoridade­s tradiciona­is, vai permitir mostrar as potenciali­dades do Andulo, que, pouco a pouco, vai recuperand­o o seu nível de produção agrícola. Salientou que o Andulo possui terras aráveis que permitem o cultivo de diversos produtos, bem como rios e fauna que oferecem diversas espécies de animais.

O expositor Fonseca Satula, da Fazenda Cachitecno, que produz essencialm­ente banana, afirmou que os produtos agrícolas expostos são frutos do trabalho e empenho dos camponeses, que tudo têm feito para ajudar o Executivo no combate à fome e à pobreza no seio das famílias, sobretudo daquelas que vivem nas zonas recônditas da província.

Paulino Secretário, outro expositor, disse à nossa reportagem que a sua fazenda está apostada no cultivo de abacaxi em grande escala. “Estou satisfeito pelo facto de o governo ter promovido a feira, que permite a permuta de produtos agrícolas e de ideias”, salientou.

A promoção das actividade­s agrícolas e agropecuár­ias, salientou, vai, além de criar postos de trabalho, diminuir as importaçõe­s de muitos produtos, que podem ser produzidos localmente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola