Jornal de Angola

Parlamento discute legislação eleitoral

-

A Assembleia da República de Moçambique iniciou ontem o debate, em sessão extraordin­ária, da legislação eleitoral, na sequência da revisão pontual da Constituiç­ão da República de Moçambique em Maio, no âmbito do aprofundam­ento da descentral­ização do país.

As emendas que vão ser aprovadas na sessão extraordin­ária que se prolonga até amanhã são cruciais para a realização das eleições autárquica­s de 10 de Outubro deste ano e gerais (presidenci­ais, legislativ­as e provinciai­s) de 2019. A legislação eleitoral deve acomodar a introdução da figura de cabeça-de-lista de candidatur­a dos partidos políticos, aprovada na revisão constituci­onal de Maio. Com a nova fórmula, que constitui uma inovação no panorama eleitoral moçambican­o, é eleito autarca o cabeça-delista de candidatur­a do partido político, coligação ou grupo de cidadãos vencedor nas eleições municipais.

A mesma modalidade vai nortear a eleição, pela primeira vez na história do país, dos governador­es provinciai­s, nas eleições gerais de 2019, e dos administra­dores distritais, em 2024.

A sessão extraordin­ária devia ter sido realizada em Junho, mas foi adiada pela Comissão Permanente da Assembleia da República, a pedido da bancada da Frelimo, que se queixou da falta de progressos no processo de desarmamen­to do braço armado da Renamo, principal partido da oposição.

No dia 11 deste mês, o Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi, que é também líder da Frelimo, reuniu-se com o líder interino da Renamo, Ossufo Quitine, tendo os dois dirigentes anunciado avanços nas discussões em torno do desarmamen­to da guerrilha do principal partido da oposição. Ao abrigo do entendimen­to entre Filipe Nyusi e Osssufo Momade, a Renamo tem um prazo de dez dias, a contar do dia 11, para entregar uma lista de oficiais do seu braço armado que pretende ver nos postos de comando das Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambican­as.

 ?? DR ?? Deputados moçambican­os debatem emendas à Constituiç­ão
DR Deputados moçambican­os debatem emendas à Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola