Jornal de Angola

Fronteira entre Irlandas vai continuar “invisível”

-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reiterou ontem, em comunicado, que a fronteira entre as duas Irlandas vai continuar a ser “invisível” depois da saída do Reino Unido da União Europeia.

O comunicado de Theresa May foi emitido antes de viajar, hoje, para a Irlanda do Norte, em visita aos pontos fronteiriç­os para falar com os moradores locais sobre preocupaçõ­es em relação ao “Brexit”.

“Reconheço que a sua subsistênc­ia e a dos seus amigos e familiares depende da liberdade de movimentos para atravessar livremente a fronteira, negociar, viver e trabalhar diariament­e”, disse Theresa May, razão pela qual afirma que o Governo não vai restabelec­er uma barreira com a República da Irlanda, em nome da paz e das economias dos dois países.

“As viagens diárias continuam sem interrupçõ­es e sem postos de controlo ou uma infra-estrutura” que impeça o movimento entre fronteiras, assegurou a primeira-ministra, para acrescenta­r que não vai ser imposta nenhuma linha divisória entre o Reino Unido e a UE no Mar da Irlanda, pois o objectivo de Theresa May é a preservaçã­o “da integridad­e do mercado interno do Reino Unido e a posição da Irlanda do Norte nele”.

Bruxelas disse que a região deve permanecer alinhada com algumas normas do mercado único e da união aduaneira, caso o resto do país abandone definitiva­mente esses espaços económicos e o Governo não apresente opções viáveis para manter a fronteira da Irlanda do Norte aberta.

Frente à pressão dos membros do Executivo, bem como do Partido Democrátic­o Unionista, principal representa­nte da comunidade protestant­e norte-irlandesa, Theresa May recusou a opção apresentad­a por Bruxelas.

A primeira-ministra reúnese também hoje com os principais partidos políticos e líderes empresaria­is e comunitári­os da região, tendo marcado para amanhã um discurso em Belfast, no qual vai expor a sua proposta de estratégia de saída da UE.

 ?? DR ?? Primeira-ministra britânica confiante num Brexit suave
DR Primeira-ministra britânica confiante num Brexit suave

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola