Jornal de Angola

Emissão de eurobonds reabre com 520 milhões de dólares

-

A reabertura da emissão de ‘eurobonds’, a segunda feita por Angola, conforme autorizaçã­o do Presidente da República, é de 500 milhões de dólares (428 milhões de euros), mas devido à aplicação de um juro inferior ao previsto, prevê-se como “receita liquida” estimada desta operação aproximada­mente 520 milhões de dólares”, segundo documento do Ministério das Finanças.

Essa emissão será acrescenta­da à linha de emissão (uma das duas parcelas de ‘eurobonds’) de 1.250 milhões de dólares (1.060 milhões de euros), do início de Maio, cuja maturidade é oito de Maio de 2048. A taxa de juro do cupão, fixa, será de 9,375 por cento ao ano, com juros pagos aos dias 15 de Junho e 15 de Dezembro de cada ano, conforme refere o mesmo decreto.

A reabertura, em curso, da emissão angolana de ‘eurobonds’ de Maio terá de estar concluída até 23 de Julho, segundo um decreto executivo, de 16 de Julho, assinado pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, com as “condições complement­ares e específica­s” a esta reabertura da emissão de títulos da dívida soberana sob a forma de ‘eurobonds’, realizada a 2 de Maio e que permitiu, na altura, colocar, em duas parcelas, 3.000 milhões de dólares (2.572 milhões de euros).

Essa emissão de 'eurobonds' (títulos de dívida soberana em moeda externo), dólares, no caso, contou, na altura, com o interesse de investidor­es dos Estados Unidos da América, Europa e Ásia, culminado com 500 propostas de compra de 'eurobonds' angolanos que totalizara­m cerca de 9.000 milhões de dólares.

O Ministério das Finanças dizia também que a confiança manifestad­a pelos investidor­es internacio­nais levou a que Angola emitisse, pela primeira vez, um título no mercado internacio­nal com maturidade de 30 anos, juntando-se, assim, à África do Sul e Nigéria como os únicos países da África subsaharia­na que fizeram essa opção.

No cumpriment­o ao decreto presidenci­al, de 27 de Abril, autorizand­o a emissão de eurobonds e o seu tecto máximo “Angola limitou-se a negociar um máximo de 3.000 milhões de dólares", tendo dividido a transacção em duas partes: uma de valor nominal de 1.750 milhões de dólares, com maturidade de 10 anos foi emitida com uma taxa de juros do cupão fixada em 8,25 por cento e outra com maturidade de 30 anos e com um valor nominal de 1.250 milhões de dólares, emitida com uma taxa de juro do cupão fixada em 9,375 por cento.

Na primeira emissão, Angola colocou, em 2015, com uma maturidade de 10 anos, 1.500 milhões de dólares em “eurobonds”. A Simples Oil & Gas, do Grupo Simples, que explora um bloco petrolífer­o com onze poços no Leste do Texas (EUA), num investimen­to que pode chegar aos 300 milhões de dólares nos próximos dezoito meses, em novas concessões, tem como presidente do Conselho de Administra­çã o engenheiro Alberto Mendes e não Adalberto Fernandes, como por lapso, noticiamos na passada terça-feira.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Eurobonds atrai investidor­es
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Eurobonds atrai investidor­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola