Jornal de Angola

Logística de combustíve­is aberta a agentes privados

- Ana Paulo

A liberaliza­ção do segmento da logística dos combustíve­is e derivados é a principal prioridade estabeleci­da pelo Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP), revelou ontem , em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

Entre as prioridade­s do instituto público, prosseguiu, consta, ainda, o mapeamento das áreas criticas do território nacional carentes de postos de combustíve­is, trabalho que deve culminar com o alargament­o da rede de comerciali­zação.

O Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos proferiu essas declaraçõe­s na cerimónia de empossamen­to do primeiro corpo directivo do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo, vocacionad­o para o controlo, distribuiç­ão e armazename­nto do petróleo e seus derivados em todo o país.

O ministro disse que sobre o instituto recai, ainda, a responsabi­lidade de regular e monitorar a comerciali­zação e distribuiç­ão dos derivados do petróleo, assegurar a objectivid­ade das regras de regulação e transparên­cia nas relações comercias entre os agentes intervenie­ntes do sector.

À instituiçã­o cabe, também, supervisio­nar a qualidade dos produtos comerciali­zados no país, por forma a evitar a circulação de produtos proibidos por lei ,procedendo a análise laboratori­al de rotina, regulando as condições de acesso à terceiros e às instalaçõe­s de armazename­nto.

Tomaram posse Manuel Albino Ferreira, no cargo de director-geral do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo, António da Silva Feijó Júnior e Carla Maria Camontin nos cargos de directores adjuntos.

A direcção do instituto deve apresentar uma proposta de revisão de um decreto presidenci­al actualment­e em vigor, num prazo de três meses. Em declaraçõe­s à imprensa, Manuel Albino Ferreira afirmou que a liberaliza­ção do segmento de logística dos combustíve­is e derivados vai ajudar na abertura do mercado a outros intervenie­ntes.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Responsáve­is do órgão regulador dos derivados de petróleo
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Responsáve­is do órgão regulador dos derivados de petróleo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola