Jornal de Angola

Técnicos das Finanças elevam conhecimen­tos

-

O Ministério das Finanças realiza, desde terça-feira, em Luanda, um seminário sobre a integração monetária e económica na Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), destinado a capacitar os seus técnicos sobre a matéria.

A formação, que termina hoje, decorre no Instituto de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP), em Cacuaco, e conta com a participaç­ão de 35 técnicos das 18 províncias do país.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a especialis­ta em gestão macroeconó­mica e financeira Nilda Mendes, que administra a formação, disse que ela tem por finalidade dotar os técnicos de conhecimen­tos que lhes permitam dominar os procedimen­tos, processos, programas e protocolos da integração monetária e económica da SADC.

Com esta formação, disse, os técnicos vão alargar os conhecimen­tos sobre a integração monetária e económica e perceber melhor os benefícios que isso traz aos países envolvidos, a começar pela redução dos custos de aquisição de bens e serviços no comércio inter-regional.

A Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) foi criada em 1992. Sedeada em Gaborone, Botswana, o bloco é composto por 15 países (África do Sul, Angola, Botswana, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, República Democrátic­a do Congo, Seicheles, Swazilândi­a, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe).

Um dos objectivos da SADC é garantir a integração e o desenvolvi­mento dos países membros, por meio da integração de políticas económicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola