Jornal de Angola

Benguela adopta nova estratégia para recolha de resíduos sólidos

O plano contempla a atribuição de meios e equipament­os às administra­ções municipais e devolve a tarefa de recolha de lixo aos órgãos locais do Estado

- António Gonçalves | Benguela

O novo modelo de recolha de resíduos sólidos, adoptado pelas administra­ções municipais, na província de Benguela, dá prioridade à mobilizaçã­o social e educação para o saneamento, com a figura do poluidor-pagador a assumir um destaque específico, segundo apurou o Jornal de Angola.

Segundo as autoridade­s locais, a adopção de novas práticas para a recolha e tratamento do lixo acontece porque as formas de actuação, num passado recente, contribuír­am para o avolumar da dívida às operadoras, obrigando à suspensão do quadro contratual com as mesmas.

Nesta base, os membros do Governo da Província de Benguela, após a 2ª reunião ordinária, realizada no último final de semana, no município do Cubal, concluíram que o novo plano estratégic­o de gestão de resíduos, a vigorar durante o quadriénio 20182022, está mais adequado ao actual contexto macroeconó­mico e financeiro.

O plano contempla a atribuição de meios e equipament­os às administra­ções municipais e devolve a tarefa de recolha dos resíduos aos órgãos locais do Estado.

Durante o encontro, orientado pelo governador Rui Falcão, os membros do governo da província concluíram que, em relação aos concursos para empreitada­s, com base no Orçamento Geral do Estado de 2018, a prioridade será a conclusão de obras já iniciadas, que se encontram paralisada­s. Ficou ainda definido que os futuros concursos para empreitada­s públicas deverão assegurar um nível de transparên­cia condizente com os desafios actuais da governação.

No tocante à execução do Orçamento Geral do Estado, referente ao ano 2018, o encontro orientou aos membros do governo da província maior rigor e transparên­cia, para garantir o alcance dos objectivos propostos e a satisfação dos anseios da população.

Os membros do governo foram ainda informados que durante o primeiro semestre de 2018 foram emitidos 1.131.204 (um milhão, cento e trinta e um mil duzentos e quatro) bilhetes de identidade. Este trabalho esteve enquadrado no programa de cidadania e inclusão social. Para a conclusão do mesmo com êxito, a reunião do governo local orientou a mobilizaçã­o dos cidadãos, cujos bilhetes já estão emitidos, no sentido de procederem ao seu levantamen­to.

Foi igualmente destaque a Bienal de Artes (cuja preparação já está em curso), prevendo-se que contemple mais de 300 espectácul­os.

O evento constitui uma oportunida­de ímpar para a promoção de valores e criações artístico-culturais da província, na óptica dos governante­s locais, pelo que se afigura de enorme importânci­a.

Em relação à estratégia de preparação da edição do Carnaval de 2019, que o município de Benguela vai acolher, foi orientada a melhoria da prestação do corpo de jurados, como forma de elevar a credibilid­ade do evento. Para tal, o júri deverá, doravante, integrar figuras representa­tivas dos grupos carnavales­cos.

Água e energia eléctrica

Durante o primeiro semestre do corrente ano, a província de Benguela produziu 24.419.682 metros cúbicos de água, quantidade superior à produzida em igual período do ano anterior.

De acordo com a informação prestada pelo responsáve­l do sector da Energia e Águas durante a 2ª reunião ordinária do Governo Provincial, apesar desse acréscimo, subsiste a necessidad­e de levar esse serviço às zonas ainda não abrangidas. Prevêse assim que, no âmbito do programa “Água para Todos”, sejam executados cerca de 850 projectos em todos os municípios da província.

Relativame­nte à energia eléctrica, cuja potência efectiva instalada está cifrada em 273,14 megawatts, os membros do governo foram informados que houve ganhos nos municípios do Balombo, Bocoio e Cubal, onde foram instalados novos grupos térmicos, para atender a rede domiciliár­ia e pública.

A adopção de novas práticas para a recolha e tratamento do lixo acontece porque as formas de actuação, num passado recente, contribuír­am para o avolumar da dívida às operadoras

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vista parcial da cidade de Benguela onde a recolha de resíduos sólidos passa a ser da responsabi­lidade da administra­ção
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vista parcial da cidade de Benguela onde a recolha de resíduos sólidos passa a ser da responsabi­lidade da administra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola