Jornal de Angola

Assaltante do Banco Sol apanha seis anos de prisão

-

O cidadão Valeriano Firmino, encontrado em flagrante delito no interior da agência central do Banco Sol, no Huambo, na madrugada do dia 4 de Janeiro, foi condenado pelo Tribunal Provincial do Huambo, a seis anos de prisão efectiva.

Dos 40 quesitos dos autos de julgamento, iniciado no dia 3, ficou provado que o réu, de 34 anos de idade, foi encontrado no interior do Banco Sol com 26 milhões, 79 mil e 950 kwanzas, 68 mil e 614 dólares e 21 mil e 85 euros.

Ficou provado que Valeriano Firmino, que vinha a preparar o assalto desde 2017, por notar que os seguranças da agência bancária se abrigavam sempre que chovia, assumiu ser o autor dos factos reportados nos autos do processo de instrução preparatór­ia e de julgamento, alegando que os valores em causa serviriam para a sua mãe que se encontra doente, uma vez que a sua motorizada, com a qual exerce o serviço de moto-táxis está avariada.

O juiz Ângelo Vilinga afirmou que os factos reportados subsumem-se jurídico-penalmente no crime de furto qualificad­o, sob a forma frustrada, agravado por ter agido com dolo, pois sabia que não podia apoderar-se do dinheiro do Banco Sol, sem o prévio consentime­nto, mas o fez de modo livre. Foi condenado, igualmente, a pagar a multa de 60 mil kwanzas de taxa de justiça, cinco mil de emolumento ao seu defensor oficioso e pagar, a título de indemnizaç­ão à agência do Banco Sol - Huambo, a quantia de um milhão, 726 mil kwanzas, por crime de danos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola