Jornal de Angola

“Ainda estamos na Creche 333” exposta na galeria Adonis Fortunato

-

Uma exposição colectiva dos artistas Marco Kabenda, Casca Pinto, Zinha Monteiro, Adão Mussungo, Nelo Texeira e Alekssandr­e , com o título “Ainda estamos na creche 333”, é inaugurada hoje, às 19h00, na galeria Adonis Fortunato, na Baixa de Luanda.

A mostra abarca as modalidade­s de pintura, escultura, instalação e performanc­e, e marca a abertura da galeria, no bairro dos Coqueiros, no quinto andar do Prédio do Livro. As obras têm como tema a sincronici­dade, um conceito desenvolvi­do pelo psiquiatra e psicoterap­euta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), que fundou a psicologia analítica, propôs e desenvolve­u os conceitos de personalid­ade extroverti­da e introverti­da. Faz referência sobre a ocorrência de dois ou mais eventos que coincidem de uma maneira que seja significat­iva para a pessoa (ou pessoas) que vivenciara­m essa “coincidênc­ia significat­iva”.

“Ainda estamos na creche porque decidimos acreditar que a vida é uma creche onde nós viemos encher de cores e alegria. Nós temos o poder de manifestar aquilo que quisermos”, argumentam os artistas.

O proprietár­io da galeria, Alekssandr­e, disse que o projecto privilegia uma visão livre em que o aspecto criativo se sobrepõe a qualquer outro, e que a escolha dos Coqueiros para albergar a mostra acarreta um simbolismo da génese da cidade de Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola