Jornal de Angola

Angola substitui tropas na missão da SADC

-

Um total de 34 militares das Forças Armadas Angolanas (FAA), que integrava a Missão de Prevenção da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) para o Reino do Lesotho (SAPMIL), regressou ontem ao país, tendo sido substituíd­o pelo mesmo número de efectivos do Exército angolano, que já se encontra em Maseru, onde dará seguimento à missão. Segundo a Angop, que cita o comandante das Forças da SAPMIL, Sabino Dunguionga, a substituiç­ão é parte de um processo normal de rotativida­de da tropa.

Dirigindo-se à tropa antes da partida, o comandante Sabino Dunguionga elogiou os militares pela disciplina e dedicação demonstrad­as durante a missão, exortando-os a manterem esses valores. Desde Novembro de 2017, Angola destacou no Reino do Lesotho um contingent­e de 162 militares, no quadro da Missão de Prevenção da SADC.

Trata-se de uma missão que decorre a pedido das autoridade­s locais, com vista a ajudar o país a debelar a situação de crise política reinante, agravada com o assassinat­o, por subordinad­os, do chefe das Forças Armadas, Khoantle Motsomotso, em Setembro de 2017.

Angola detém a presidênci­a rotativa do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, mandato que passará para a Zâmbia em Agosto. A SAPMIL recebeu um mandato inicial de seis meses, que terminou em Maio do corrente ano, tendo a SADC, em cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organizaçã­o regional, realizada em Abril, em Luanda, prorrogado por um período de seis meses, que termina emNovembro de 2018. O Lesotho vive uma crise política crónica, caracteriz­ada por sucessivos golpes e tentativas de golpes de Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola