Jornal de Angola

Ramaphosa pede reforço da segurança nas minas

-

A África do Sul vai reforçar os regulament­os de segurança nas zonas mineiras para responsabi­lizar os operadores pelas mortes acidentais no sector, anunciou o Presidente Cyril Ramaphosa.

“Vamos reforçar os regulament­os para garantir que aqueles que administra­m estas minas sejam responsáve­is por si mesmos, porque não podemos continuar a ter muitas mortes”, disse Ramaphosa, antigo activista do sindicato das minas durante o apartheid.

O Estadista falava ao canal de notícias eNCA na sequência da morte de seis mineiros, domingo, num incêndio subterrâne­o numa mina de cobre operada pela Palabora Mining, a última tragédia que atingiu as minas da África do Sul.

A segurança é um grande desafio nas minas sul-africanas e, cada vez mais, um foco para os investidor­es. Uma série de mortes nas minas de ouro de Sibanye-Stillwater, incluindo um evento sísmico que provocou a morte de sete mineiros no início de Maio, aumentaram estes riscos.

Cyril Ramaphosa indicou que este ano já morreram 54 mineiros nas minas da África do Sul. Quanto à questão da reforma agrária, Ramaphosa disse que as negociaçõe­s continuam com os líderes tradiciona­is, que no início do mês advertiram o Congresso Nacional Africano (ANC) para excluir as terras controlada­s pelos chefes locais dos seus planos para redistribu­ir a propriedad­e à maioria negra.

Os líderes são vistos como fundamenta­is para a base política do ANC e controlam uma área que compreende 13 por cento das antigas terras e relíquias empobrecid­as do apartheid, onde a maioria dos sul-africanos negros estava, literalmen­te, sob o domínio da minoria branca.

Os reformista­s partidário­s querem diluir o seu poder, proporcion­ando ao povo, em tais zonas, a propriedad­e directa por meio de escrituras públicas.

Os planos do ANC de alterar a Constituiç­ão para permitir que o Governo exproprie as terras sem compensaçã­o visando corrigir as disparidad­es raciais têm inquietado os investidor­es, uma vez que fazem lembrar as expropriaç­ões de fazendas que arruinaram a economia do Zimbabwe. Cyril Ramaphosa exige responsabi­lização pelas mortes nas minas

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola