Jornal de Angola

Falta energia eléctrica no bairro Oshomucuio

- Adelaide Mualimusi

A população residente no bairro Oshomucuio, arredores da cidade de Ondjiva, na província do Cunene, pede a intervençã­o do Governo Provincial na instalação da rede de energia eléctrica naquela localidade, criada há mais de dez anos, pois a falta deste bem tem facilitado as acções dos delinquent­es no período da noite e criado transtorno­s às famílias.

Januário Ngola, proprietár­io de uma farmácia naquela circunscri­ção, disse que existe uma linha de média tensão que liga a cidade e o bairro e alimenta algumas empresas, pondo de fora as residência­s.

Januário Ngola acrescento­u que a linha de média tensão passa no meio do bairro Oshomucuio, mas os moradores continuam a usar velas e geradores eléctricos.

Ana Maria, moradora do mesmo bairro, afirmou que vive com seis membros, mas por falta de energia para a conservaçã­o dos alimentos todos os dias é obrigada a comprar produtos frescos.

“Nós fizemos uma contribuiç­ão para a compra de um posto de transforma­ção no valor de seis milhões de kwanzas, só que o empresário que deveria fornecer o material não cumpriu com a sua palavra”.

O director da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE), Hélio de Almeida, disse que os bairros da periferia sem energia eléctrica e outros com fraca qualidade estão identifica­dos e garantiu que até final deste ano as referidas zonas serão iluminadas.

Hélio de Almeida assegurou que a ENDE vai trabalhar nos próximos quatro meses no projecto de instalação de sete postos de transforma­ção para as localidade­s de Santa Clara, Namacunde e arredores da cidade de Ondjiva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola