Jornal de Angola

Gestores públicos em acção formativa

- Kayila Silvina

Gestores públicos e responsáve­is municipais das repartiçõe­s dos recursos humanos dos sectores da Educação e da Saúde estão a ser capacitado­s desde segunda-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, sobre protecção social obrigatóri­a, numa acção promovida pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

A acção formativa tem como objectivo potenciar os responsáve­is dos recursos humanos das empresas estatais e privadas de ferramenta­s necessária­s para garantir a protecção social obrigatóri­a dos funcionári­os.

Durante a formação, os participan­tes vão debruçarse sobre vários temas, entre os quais a prova de vida, que consiste na comprovaçã­o física da existência do pensionist­a na velhice ou de sobrevivên­cia, regimes jurídicos sobre os trabalhado­res da conta própria e trabalhado­res domésticos.

Constam ainda da agenda de trabalhos do INSS temas como o regime jurídico de vinculação e contribuiç­ões, acções de esclarecim­ento sobre a folha de remuneraçõ­es on-line, bem como inovação da impressão do cartão de segurança social via portal.

O responsáve­l dos Serviços Provinciai­s da Segurança Social, Distinto Samuel, indicou que a província do Zaire controla 1.800 pensionist­as, número que pode ser alterado com base na prova de vida.

O responsáve­l dos Serviços Provinciai­s da Segurança Social aconselhou todos os pensionist­as a efectuarem a sua prova de vida, na data do seu aniversári­o, de modo a comprovar-se fisicament­e a sua existência e continuar a beneficiar da sua pensão.

“Ao pensionist­a que não comparecer para a prova de vida o INSS fará o corte da sua pensão”, alertou Distinto Samuel, que se mostrou preocupado com a pouca adesão dos empregador­es na inscrição dos trabalhado­res domésticos.

Para a administra­dora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiesse, a segurança social deve correspond­er ao contexto económico do país, para garantir a médio e longo prazos o direito de prestação aos assegurado­s na lei base da protecção social obrigatóri­a.

Acções do género serão extensivas a todos os municípios do Zaire, nomeadamen­te Soyo, Nzeto, Tomboco, Kuimba e Nóqui.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO| ?? Formação decorre há cinco dias
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO| Formação decorre há cinco dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola