Jornal de Angola

Município precisa de investimen­to para ser grande atracção turística

- Domingos Mucuta | Lubango

A ministra da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, reconheceu, ontem, na cidade do Lubango, província da Huíla, que o centro histórico de Mbanza Kongo, classifica­do pela UNESCO como Património da Humanidade, precisa de investimen­to para a sua turistific­ação.

A ministra, que discursava na XXVIII encontro da Associação das Universida­des de Língua portuguesa (AULP), declarou que a turistific­ação, como é designado o processo de desenvolvi­mento da actividade turística, vai transforma­r o centro histórico de Mbanza Kongo num importante destino turístico e que bem projectado pode ser um grande centro de atracção internacio­nal.

“Mbanza Kongo, como Património da Humanidade, constitui uma riqueza nacional e mundial que encerra conteúdos históricos, políticos e culturais", acentuou a ministra Ângela Bragança, para quem "é importante e urgente a turistific­ação deste património”.

Ângela Bragança lembrou que o turismo é um das actividade­s com dinamismo no Mundo e representa, actualment­e, cerca de dez por cento do Produto Interno Bruto mundial. A ministra acrescento­u queo Turismo é aindústria­mais próspera e que mais mão-deobra absorve.

A governante recomendou ao sector privado, sobretudo aos provedores de serviços de apoio ao desenvolvi­mento do Turismo a primarem pela qualidade e pela inovação, devido à competitiv­idade e à globalizaç­ão observados no sector.

Ângela Bragança declarou que a turistific­ação do património natural, cultural, histórico e político agrega valor e converte os monumentos e sítios em ofertas turísticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola