Jornal de Angola

Vida e obra de Agostinho Neto é referência para os jovens

- Amilda Tibéria

A vida e obra do primeiro Chefe de Estado angolano, Agostinho Neto, continua a ser referência obrigatóri­a para todas as gerações, por ter contribuíd­o no apelo ao povo contra a dominação colonial, disse na terça-feira, em Luanda, o escritor José Luís Mendonça.

Durante a palestra sobre “os novos intelectua­is de Angola e o paradigma do Estado Nação”, realizada no Camões - Centro Cultural Português, o escritor e jornalista angolano explicou que, actualment­e, a trajectóri­a do “poeta maior”, enquanto estadista, médico e homem de cultura, tem servido como fonte de inspiração para a nova geração de autores nacionais.

José Luís Mendonça reconheceu a dimensão universal de Agostinho Neto quando abordou a literatura, nação e história, o nascimento da “aldeia global”, comércio triangular, “Geração de 50, “Sagrada Esperança” e o paradigma do Estado Nação, a lei do “Eterno Retorno” e a “Ressurreiç­ão dos Novos Intelectua­is de Angola”.

De acordo com o orador, pelo valor estético e literário, a obra do primeiro Presidente de Angola deveria fazer parte do currículo escolar no país.

Na sua opinião, o livro Sagrada Esperança reflecte a história de uma vida de luta contra o colonialis­mo, o fascismo e a opressão colonial, bem como o sofrimento dos angolanos, em particular, e dos africanos, em geral.

A emancipaçã­o e afirmação cultural da “Geração de 50”, disse, ficaram fixadas na História de Angola “como o rico e o inextinguí­vel legado que as gerações dos nacionalis­tas não puderam concretiza­r, dada a incontorná­vel repressão colonial”.

José Luís Mendonça lembrou que a Independên­cia Nacional constituiu uma oportunida­de para o resgate de vários instrument­os ideológico­s e culturais que foram legados pelos ancestrais. Um deles, exemplific­ou, é o “Movimento dos Novos Intelectua­is de Angola”, com o slogan “Vamos descobrir Angola”.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? José Luís Mendonça proferiu uma palestra no Camões
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO José Luís Mendonça proferiu uma palestra no Camões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola