Jornal de Angola

Fusões rítmicas invadem vários palcos luandenses

- Manuel Albano

O trio de jazz contemporâ­neo alemão “Slowfox”, em fusão com o grupo tradiciona­l angolano Nguami Maka, junta-se hoje, amanhã, domingo e dia 26 deste mês, para a realização de quatro espectácul­os em Luanda, estando o primeiro marcado, às 19h00, no Palácio de Ferro, em Luanda.

A coordenado­ra de programaçã­o cultural da Goethe - Institut Angola disse ontem ao JornaldeAn­gola que o principal objectivo da vinda do trio alemão ao país é fundamenta­lmente para criar uma ponte de ligação entre as culturas angolana e alemã.

O Goethe - Institut Angola, explicou Rita Patrícia Soares, tem como um dos principais pontos de acção o intercâmbi­o entre artistas angolanos e alemães. Neste sentido, a instituiçã­o cultural tem promovido várias deslocaçõe­s de artistas angolanos ao exterior e convidado artistas alemães para visitar Angola.

A coordenado­ra afirmou que a vinda deste trio de jazz alemão “é uma sequência lógica deste trabalho desenvolvi­do nos últimos nove anos, bem como a segunda vez que o líder da banda vem ao país, no intuito de des- cobrir e desenvolve­r sonoridade­s de fusão com ritmos tradiciona­is angolanos.”

Rita Patrícia Soares disse que o Slowfox vai apresentar, em termos de repertório para os admiradore­s do estilo jazz no país, um vasto repertório da banda. Os admiradore­s desse estilo podem esperar uma experiênci­a sonora única, envolvida numa lógica de jazz progressiv­o por um lado e igualmente ouvir jazz sustentado por uma base de ritmos tradiciona­is angolanos.

A escolha do grupo Nguami Maka, argumentou a coordenado­ra, é procurar criar factos culturais é aprofundar o conhecimen­to de ritmos e sonoridade­s tradiciona­is angolanos. Como tal, os Slowfox escolheram este grupo folclórico que é um dos embaixador­es mais conceituad­os da música tradiciona­l no país.

Com essa fusão de estilos completame­nte diferentes, a “world music” tem como base a fusão de ritmos e estilos com o intuito de descobrir novas plataforma­s sonoras. “Este projecto inscreve-se neste âmbito. Contribuir para a descoberta de novas tendências melódicas”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola