Jornal de Angola

Ensino Superior promete pagar subsídios em atraso

-

O Ministério do Ensino Superior, Ciência , Tecnologia e Inovação (MESCTI) informou ontem que está a envidar esforços , em articulaçã­o com os parceiros directos do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), “para a regulariza­ção imediata” do pagamento dos subsídios em atraso das bolsas de estudo aos estudantes no exterior do país.

O MESCTI reagiu, em comunicado, a notícias divulgadas, nos últimos dias, em vários órgãos de informação e redes sociais, dando conta que bolseiros angolanos no estrangeir­o, particular­mente em Portugal, estão a passar dificuldad­es, por estarem há vários meses sem receber os subsídios.

No comunicado, o Ministério do Ensino Superior afirma que “está ciente das dificuldad­es que os bolseiros no exterior atravessam, pelo que reafirma o empenho “em solucionar rapidament­e o problema, lamentando os contrangim­entos causados”.

Em relação aos bolseiros na Universida­de da Beira Interior, na Covilhã, em Portugal, que, segundo as notícias, estão há vários meses sem pagar renda de casa e sujeitos a ajudas de familiares e amigos, o MESCTI informa que o Sector de Apoio aos Estudantes em Portugal mantém contacto com os próprios bolseiros e restantes instituiçõ­es do ensino superior”, para honrar os compromiss­os.

O INAGBE vai ouvir, esta semana, em vídeo conferênci­a, os estudantes na Covilhã as suas inquietaçõ­es e elucidá-los sobre a crise financeira que o país enfrenta e, sobretudo, o que o MESCTI tem feito para cumprir as suas obrigações institucio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola