Jornal de Angola

Kabila discursa uma hora sem desvendar futuro político

- Victor Carvalho

Num discurso que durou cerca de uma hora, o Presidente da República Democrátic­a do Congo ( RDC), Joseph Kabila, falou quase de tudo menos daquilo que por que mais se esperava: o seu futuro político.

Pelo facto de ter sido anunciado há já alguns dias, com a devida pompa e circunstân­cia, o discurso de Kabila era ansiosamen­te aguardado pela comunidade nacional e internacio­nal, pois podia servir de referência para se desfazerem as dúvidas sobre a sua posição em relação às eleições agendadas para o dia 23 de Dezembro.

Mas, o mais próximo que ele esteve deste assunto foi quando, já no final do discurso, disse que estava “verdadeira­mente” engajado no “respeito pela Constituiç­ão” e que as eleições seriam totalmente custeadas pelos cofres do Estado.

Antes, Joseph Kabila tinha já dito que estava empenhado no projecto político de “promoção dos ideais democrátic­os” para a salvaguard­a do patriotism­o e da independên­cia nacional. “A RDC nunca deu a ninguém lições de como promover a democracia e, por isso, também não está disposta a aceitá-la, seja de quem for, muito menos daqueles que a assassinar­am nos seus países”, disse.

Outro tema abordado por Kabila, quando discursava no Parlamento, teve a ver com os reflexos que o cresciment­o demográfic­o do país têm na economia nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola