Jornal de Angola

Despiques previstos para o Grande Prémio da Alemanha

Hamilton e Vettel pretendem superar-se um ao outro mas outros pilotos podem intrometer-se na disputa

- Altino Vieira Dias |

O GP da Alemanha poderá trazer confrontos que os fãs da Fórmula 1 esperam se tornem mais numa “batalha” de uma corrida bem competitiv­a. O palco já é reconhecid­o: o c i r c ui t o de Hockenhiem. Este é, sem dúvida, um dos circuitos favoritos dos pilotos devido às caracterís­ticas.

O último GP da Alemanha teve como vencedor Lewis Hamilton, seguindo-se-lhe no pódio Daniel Ricciardo e Max Verstappen, isto em 2016. Na Alemanha, Hamilton e Vettel pretendem supera r - s e um a o out r o na corrida. O inglês, não só por ter sido batido na sua casa pelo alemão e ter saído de Silverston­e com gosto amargo na boca, mas também porque não deseja ver o rival a aumentar a vantagem de pontos no campeonato. Já o alemão quer fazer história, vencendo em casa e tudo fará para voltar a vergar a espinha dorsal de Lewis Hamilton, e pôr os fãs germânicos a vibrar como nos bons tempos de Michael Schumacher e a sua Ferrari, em Hockenheim, onde somou quatro vitórias.

O circuito alemão adaptase muito bem ao estilo dos chassis Ferrari, o que pode lhes dar uma certa vantagem, teoricamen­te.

Não é por acaso que são os maiores vencedores do GP da Alemanha. Mas será que a teoria se vai converter em prática? Olha que a Mercedes não apareceu em grande na corrida passada, e está com o orgulho ferido. Não nos podemos esquecer de que a equipa Red Bull está aí à espreita.

Verstappen, Bottas e Raikkonen conhecem muito bem os desafios que a escala ao título significa, as dificuldad­es que estão a ter para bater os seus colegas de equipa e os adversário­s, o que pode reflectir-se nas contas para o fim do campeonato. Daí, um motivo para tentarem manter o nível dos seus colegas de equipa, para não estarem tão distantes dos seus adversário­s, ou superarem-nos.

No caso de Bottas, a sorte tem sido madrasta, já que poderia ter vencido os GP de Baku e Silverston­e; mas os seus problemas com os pneus fizeram que perdesse as corridas. Kimi parece que deu um tiro ao próprio pé. Não consegue superar nem acompanhar Vettel, e é quase sempre batido por Hamilton, o que faz entender que este pode ser o seu último ano na Ferrari, caso a situação continue assim.

Outros duelos

Nico Hulkenberg é outra grande esperança dos fãs alemães, mas estes podem tirar o “cavalinho da chuva”, pois os “anjos” da sorte não conseguira­m fazer o “milagre” de dar ao piloto alemão uma vitória em casa. Pontuar e fazer algumas ultrapassa­gens poderá ser o melhor acontecime­nto na corrida para o alemão. Se tivermos uma corrida sem nenhum problema para os carros da Ferrari, Mercedes e Red Bull, o 7º lugar será a sua meta.

Além das lutas das equipas de “top”, ainda teremos desafios tão empolgante­s como as refregas entre os pilotos da Haas, Renault, McLaren, Sauber, Force India, Toro Rosso e bem lá na cauda do pelotão a Williams. Serão os carros da Renault e Haas capazes de surpreende­r as todas poderosas equipas Ferrari, Mercedes e Red Bull e levarem o troféu para casa? Para os analistas mais radicais, não haverá espaço para outras equipas na luta pela vitória na Alemanha, e prevê-se despiques acirrados apenas para os pilotos da Ferrari, Mercedes e Red Bull. O resultado, provavelme­nte, será uma vitória de um dos pilotos das três grandes equipas, e não haverá incursões para outras, além de alguns pontos e animar a corrida.

No domingo, poderemos assistir uma corrida electrizan­te e os fãs alemães e da Ferrari esperam ver um Sebastian Vettel implacável, defendendo com unhas e dentes a liderança do campeonato, e dar uma aula magna aos pilotos da Mercedes de como devem lidar com a pressão. Vettel poderá sair de casa no lugar mais alto do pódio.Mas não nos podemos esquecer de que estamos a falar de “Fórmula 1”, e o imprevisto muita vezes impera, e tudo pode acontecer. Nunca se sabe, se Hamilton irá vingar-se da derrota em casa e arrancar o sorriso de Vettel, uma vez que também corre com um motor alemão. Então, até lá, aguardemos pelo acenar da bandeira axadrezada.

O circuito adapta-se muito bem ao estilo dos Ferraris, o que lhes pode dar uma certa antagem...Não é por acaso que são os maiores vencedores do GP da Alemanha

 ??  ??
 ?? DR ?? Circuito de Hockenheim é um dos favoritos dos pilotos devido às suas caracterís­ticas
DR Circuito de Hockenheim é um dos favoritos dos pilotos devido às suas caracterís­ticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola