Jornal de Angola

Selecção Nacional de Sub-17 começa a competir no Malawi

Jogadores e equipa técnica ambicionam vencer primeiro teste para embalarem para os restantes jogos da primeira fase

- António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol joga, hoje às 7h00, com a similar do Malawi, para a primeira jornada do Grupo C da VII edição da Taça Cosafa no Estádio Anjalay, na cidade de Belle Vue, Ilhas Maurícias, com favoritism­o repartido devido à qualidade equiparada dos plantéis.

Depois de uma viagem angustiada de Luanda para a cidade de Joanesburg­o, onde a “equipa” nacional pernoitou sábado passado, em trânsito para Port Louis, os angolanos precisam de iniciar a prova com um triunfo, se quiserem o apuramento para a outra fase do torneio.

Uma derrota pode compromete­r o objectivo do combinado nacional de qualificar-se para as meias-finais do torneio, que apura apenas os vencedores dos três grupos, mais o segundo melhor classifica­do.

O início do torneio com um triunfo seria um tónico da formação nacional para o próximo desafio com a Swazilândi­a, na próxima segundafei­ra, às 12h00, no Estádio Saint François Xavier, para a segunda jornada.

A Selecção Nacional encerra a primeira fase do certame diante do Zimbabwe, na quarta-feira, às 12h30, no mesmo estádio.

A formação nacional, que começou a preparação no mês de Abril, no “Quintalão” do São Paulo, em Luanda, tem como objectivo a conquista do torneio regional, feito que garante a qualificaç­ão para o Campeonato Africano das Nações (CAN)

O combinado nacional competiu pela última vez no torneio em Dezembro de 2007, na cidade de Windhoek, capital da Namíbia, onde foi afastado na fase preliminar. Deklerk Msakakuona, técnico do Malawi, está em Port Louis com uma selecção renovada de 20 jogadores, e vai tentar também a qualificaç­ão para o CAN, na Tanzânia. Os atletas, que em 2016 e 2017 arrebatara­m a medalha de bronze, nas Ilhas Maurícias, ascenderam ao escalão Sub-20.

De acordo com a imprensa do Malawi, a selecção efectuou uma preparação de dez dias , durante a qual jogou e perdeu diante da congénere de sub-20, por 3-0, na cidade de Blantyre.

Na edição anterior, onde Angola esteve ausente, o Malawi beneficiou da desqualifi­cação da Zâmbia, que utilizou dois jogadores acima da i dade para chegar às meias-finais. Aguarda-se, assim, por excelente espectácul­o numa partida entre equipas com objectivos idênticos na prova. O torneio disputa-se no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se para as meiasfinai­s os vencedores dos três grupos, mais o segundo melhor classifica­do.

O campeão da Taça Cosafa representa o Conselho das Associaçõe­s de Futebol da África Austral (Cosafa), no Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar de 12 a 26 de Maio de 2019, na Tanzânia.

As quatro primeiras classifica­das do CAN representa­m o continente africano no Campeonato do Mundo, a decorrer de 17 de Setembro a 8 de Outubro de 2019, no Peru.

Dificuldad­es à vista

Pedro Gonçalves, técnico da Selecção Nacional, reconheceu qualidades nos adversário­s, antes da viagem para as Ilhas Maurícias, mas quer vencer para cumprir com o objectivo de chegar às meiasfinai­s do torneio.

“Estamos motivados e com esperanças de dar uma boa resposta desportiva. É uma selecção que já represento­u o continente africano num Campeonato do Mundo. É organizada e competitiv­a. Será um bom teste de entrada”, disse o técnico à imprensa, sábado passado, antes do embarque para as Ilhas Maurícias.

Pedro Gonçalves levou para esta empreitada os seguintes jogadores: Cambila, Bebé, Domingos, Mimo, Manilson, Capita, Zola, David, Zito, Abdul, Geovani, Pedro, Afonso, Cisco, Netinho, Pablo e Gegé. Benin, Ambrosini e Paulino falharam a viagem devido a problemas pessoais.

A formação nacional, que começou a preparação em Abril, tem como objectivo a conquista do torneio regional, que garante a qualificaç­ão para o Campeonato Africano das Nações

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Combinado angolano persegue estreia vitoriosa na competição regional da África Austral
KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO Combinado angolano persegue estreia vitoriosa na competição regional da África Austral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola