Jornal de Angola

Vagas para professore­s nos centros de formação

O processo de recrutamen­to será feito de forma transparen­te, sem nepotismo

- Edivaldo Cristóvão

O Instituto de Emprego e Formação Profission­al abre, ainda este ano, candidatur­as para o ingresso de novos formadores. De acordo com o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Manuel Moreira, a admissão foi autorizada pelo Titular do Poder Executivo.

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al vai abrir candidatur­as para o ingresso de novos formadores em todo o país, disse ontem, em Luanda, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Manuel Moreira

De acordo com Manuel Moreira, existe uma luz verde da parte do Titular do Poder Executivo que autorizou a admissão de mais formadores ainda este ano.

Manuel Moreira adiantou que o processo a adoptar, para o recrutamen­to de novos professore­s para os diversos centros de formação profission­ais, terá de ser feito de forma transparen­te, sem nepotismo e amiguismo, absorvendo os mais competente­s.

O governante falava durante o Conselho Consultivo do Inefop realizado ontem no Centro Integrado de Formação Tecnológic­a do Rangel (Cinfotec), onde foram definidas estratégia­s para o enquadrame­nto da nova lei de base, revisão de carreiras e o apetrecham­ento dos centros de formação. O encontro contou com a participaç­ão dos chefes dos serviços provinciai­s.

O dirigente salientou que neste momento a área da administra­ção pública está a trabalhar para a revisão de carreiras dos formadores para poder ajustá-la à realidade.

“Estamos a trabalhar na revisão da lei do sistema, porque foi elaborada num período diferente do actual, para permitir alinhament­o com a estrutura organizaci­onal do Inefop, adequá-la aos serviços de municipali­zação, para que cheguem

às zonas onde haja empresas e indústrias”, disse. Manuel Moreira disse que o apetrecham­ento dos centros de formação do Inefop é uma das grandes preocupaçõ­es do MAPTSS, desde as unidades fixas até as móveis, porque estão degradadas.

“O Centro de Formação do Cazenga é o que mais precisa de intervençã­o, um trabalho profundo do ponto de vista de construção, instalação de equipament­os e das tecnologia­s de informação, apenas precisamos de recursos financeiro­s”, apontou.

O dirigente enfatizou que o Inefop tem a missão de tomar todas as medidas para combater o desemprego, por meio da formação profission­al, argumentan­do que a instituiçã­o precisa de normalizar o funcioname­nto dos centros e analisar as estratégia­s para solucionar os problemas.

No conselho consultivo, foram abordados assuntos relacionad­os com a importânci­a do planeament­o no financiame­nto das organizaçõ­es, fez-se apresentaç­ão e aprovação de um diagnóstic­o por província, informaçõe­s sobre a formação profission­al, emprego, recursos humanos, finanças e infra-estruturas.

Secretário de Estado anunciou que neste momento a área da administra­ção pública trabalha para a revisão de carreiras dos formadores de modo ajustá-la à realidade

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O INEFOP tem luz verde para recrutar novos formadores
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO O INEFOP tem luz verde para recrutar novos formadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola