Jornal de Angola

Donald Trump ameaça taxar todas as importaçõe­s chinesas

-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, ontem, impor taxas aduaneiras a todas as importaçõe­s chinesas, se tal for necessário.

“Estou disposto a ir até 500”, afirmou numa entrevista transmitid­a pela estação televisiva CNBC, em referência à totalidade das importaçõe­s norte-americanas oriundas do país asiático no ano passado, cerca de 500 mil milhões de dólares.

Este mês, o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) já tinha imposto taxas alfandegár­ias de 25 por cento sobre 34 mil milhões de dólares de importaçõe­s chinesas, contra o que considera serem “tácticas predatória­s” por parte do Governo de Pequim, que visam o desenvolvi­mento do sector tecnológic­o.

“Não o faço por razões políticas, mas porque é o melhor para” os Estados Unidos da América, disse Donald Trump, acrescenta­ndo que a China anda a enganar os EUA há muito tempo.

O yuan, a moeda chinesa, tem sido desvaloriz­ado continuame­nte, reflectind­o o nervosismo dos investidor­es face às disputas comerciais entre os governos da China e dos Estados Unidos.

Impacto da guerra comercial

Os ministros das Finanças do G20 reúnem-se este fimde-semana em Buenos Aires para tratar das ameaças que pairam sobre o cresciment­o mundial, em particular os riscos de uma “guerra comercial” e de crise nos países emergentes.

Na quarta-feira, a directora-geral do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), Christine Lagarde, anunciou os temas dessa terceira reunião do G20 financeiro sob presidênci­a argentina, ao garantir que a guerra comercial pode custar bilhões de dólares ao PIB (Produto Interno Bruto) mundial nos próximos anos.

Christine Lagarde advertiu Donald Trump que “a economia norte-americana está particular­mente vulnerável, porque uma grande parte do seu comércio será sob o golpe de medidas de represália­s”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola