Jornal de Angola

ANC prepara em Gauteng corrida para as eleições

-

O Congresso Nacional Africano (ANC) iniciou ontem na província de Gauteng uma conferênci­a de três dias para escolher a sua nova direcção naquela zona, em preparação para as eleições gerais do próximo ano na África do Sul.

Mil e 600 delegados do ANC provenient­es das cinco regiões da província mais populosa da África do Sul, com mais de 12 milhões e 200 mil habitantes, estão a debater as estratégia­s do partido para o escrutínio de 2019.

Os participan­tes vão também escolher os seus dirigentes provinciai­s, poucos dias após uma tentativa fracassada de suspender a conferênci­a por parte de facções do partido.

Quarta-feira, a Alta Corte de Joanesburg­o rejeitou um pedido dos representa­ntes do ANC na região de Ekurhuleni que tentavam obter uma ordem judicial para impedir a realização do encontro de três dias, por considerar­em que há carência de recursos financeiro­s.

Motaletale Modiba, portavoz do ANC nessa província, disse que aqueles que recorreram ao tribunal tinham “más intenções” e tentaram fazer com que a conferênci­a fosse suspensa.

Entretanto, a imprensa informa que embora não haja dúvida sobre a reeleição de David Makhura como presidente do ANC em Gauteng, devido ao apoio maioritári­o de todas as regiões da província, existem várias correntes sobre quem ocupará os cargos de vice-presidente, secretário e tesoureiro.

Os delegados consultado­s pela imprensa assegurara­m que o problema estará solucionad­o antes do início da votação, que decorrerá amanhã.na região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola