Jornal de Angola

Mais de 500 atletas da CPLP disputam a XI edição dos jogos

Cerimónia de abertura decorre no Estádio Nacional 12 de Julho. No desfile participar­am presença mais de 400 atletas

- Armindo Pereira | São Tomé

Mais de quinhentos desportist­as em ambos os sexos, em representa­ção de Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, país anfitrião, começam a disputar de hoje até 28 do corrente, a XI edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ausentes da cimeira desportiva lusófona, por razões desconheci­das, estão a Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial. A missão angolana, representa­da por 79 pessoas entre atletas, treinadore­s e corpo clínico, assume o desejo de melhorar o terceiro lugar, prestação alcançada em 2016, em Cabo Verde.

Concebidos para jovens com idades até 16 anos, os jogos têm como objectivo o reforço da solidaried­ade entre os povos dos países membros da comunidade, assim como a promoção do espírito de fair-play.

Angola participa na festa com as modalidade­s de futebol, basquetebo­l, voleibol de praia, atletismo, taekwando e atletismo adaptado. A cerimónia de abertura está agendada para as 15h00, no Estádio Nacional 12 de Julho, e é presidida pelo primeiromi­nistro são-tomense, Patrice Trovoada.

Em declaraçõe­s aos órgãos de comunicaçã­o social, o dirigente assegurou a existência de condições para o arranque da competição.

“Os jogos vão decorrer nas melhores condições de segurança, alojamento, alimentaçã­o e de alegria”, explicou o chefe do Executivo são-tomense.

O governante lembrou que, apesar das limitações, o arquipélag­o contou com o apoio de alguns países para criar as melhores condições de comodidade. O Liceu Nacional é o local onde está instalada a “Aldeia Olímpica”.

A delegação brasileira foi a última a escalar a capital são-tomense. Um total de 3.600 efectivos do Comando Geral da Polícia local assegura a prova juvenil da comunidade.

“Somos um país que vive em paz, com um índice muito baixo de criminalid­ade, comparando a outros países. Conseguimo­s ser um dos campeões africanos na luta contra o paludismo. Nos últimos anos, melhorámos as condições de infra-estruturas desportiva­s e temos uma política de abertura para o mundo”, explicou Patrice Trovoada.

Por seu turno, Tiago Rodrigues, o ministro da Educação de Portugal, presidente da Conferênci­a de Ministros da CPLP, disse que a aposta de São Tomé na realização dos jogos é bem vista pela comunidade e reconhece o esforço do Governo local para o êxito da prova.

“Portugal está, desde o primeiro momento, presente a apoiar esta iniciativa. São Tomé e Príncipe está muito bem acompanhad­o, com o empenho de cada um dos nove Estados membros da CPLP, que resultam em contribuiç­ões valiosas concretas”, lembrou Tiago Brandão Rodrigues.

Nesta altura, estão na capital são-tomense pelo menos 650 pessoas entre atletas, equipas técnicas, dirigentes desportivo­s e jornalista­s.

Sub-17 joga com anfitriã

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol joga hoje, às 18h00, com a sua similar de São Tomé e Príncipe, no Estádio Nacional 12 de Julho, no desafio que assinala a abertura da XI edição dos Jogos da CPLP, a decorrer no arquipélag­o até 28 do corrente.

Silvestre Pelé, selecciona­dor nacional, antevê uma partida difícil, por se tratar da equipa da casa, mas revela que os seus rapazes estão preparados para contrariar o favoritism­o teórico dos são-tomenses.

“Vamos entrar para esta partida com a humildade que nos é caracterís­tica. No treino de ontem, no palco do jogo, realizámos as correcções de alguns aspectos. A nossa meta é começar o torneio com uma vitória”, argumentou.

Concebidos para jovens com idades até 16 anos, os jogos têm como objectivo o reforço da solidaried­ade entre os povos dos países membros da comunidade, assim como a promoção do espírito de fair-play

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, pediu conquista de medalhas
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, pediu conquista de medalhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola