Jornal de Angola

Cooperação com o Quénia analisada na próxima semana

-

A ministra dos Negócios Estrangeir­os e Comércio Internacio­nal do Quénia, Monica Juma, chega ao princípio da tarde de amanhã a Luanda, para uma visita de trabalho de dois dias a Angola, durante a qual os dois países vão analisar matérias ligadas ao reforço da cooperação nos domínios político-diplomátic­o, económico-comercial, industrial e cultural. Uma nota do Ministério angolano das Relações Exteriores indica que o programa da visita da chefe da diplomacia queniana inscreve um encontro de cortesia com homólogo angolano, Manuel Augusto, agendado para segunda-feira.

O encontro entre os dois ministros antecede à sessão de conversaçõ­es oficiais entre delegações dos dois países, marcada para as 11H00 do mesmo dia. Meia hora depois, Monica Juma deve ser recebida pelo Presidente João Lourenço.

Na segunda-feira, a ministra queniana desloca-se à Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, onde profere uma palestra com o tema “Reivindica­ndo o futuro de África”. O acto, a ter lugar no auditório da Faculdade de Direito da UAN, visa reflectir sobre o futuro do continente e conta com a presença de docentes, estudantes e convidados, indica uma nota da Universida­de Agostinho Neto.

Monica Juma é doutorada em Filosofia pela Universida­de de Oxford, mestre em Artes e Bacharel em Artes pela Universida­de de Nairobi, além de possuir uma certificaç­ão em Estudos sobre Refugiados, em Oxford.

Cooperação com Marrocos

Numa outra nota, o Ministério das Relações Exteriores dá conta da realização na segunda-feira, em Luanda, de uma Reunião Técnica preparatór­ia da 3ª Sessão da Comissão Bilateral AngolaMarr­ocos. A reunião é presidida pelo secretário de Estado da Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Domingos Vieira Lopes.

Após a abertura, as delegações são divididas em dois grupos de trabalho. O primeiro discute matérias sobre política, diplomacia, cultura, economia, finanças e assuntos sociais. O segundo, ocupa-se de questões relativas aos sectores produtivos e empresaria­l.

A ocasião será, igualmente, aproveitad­a para as partes (angolana e marroquina) analisarem o nível de cooperação bilateral, os instrument­os jurídicos a serem finalizado­s e assinados aquando da 3ª Sessão e as perspectiv­as de cooperação. Os técnicos também vão definir a data e local da próxima reunião da Comissão Bilateral Angola-Marrocos.

Marrocos pretende reforçar a cooperação com Angola em vários domínios, tendo elencado os sectores do turismo, indústria, defesa e segurança, interior, economia e comércio, educação, saúde, energia e águas, política e diplomacia como os eixos prioritári­os para a cooperação dos novos tempos.

As relações de cooperação entre Angola e Marrocos datam aos primórdios da luta pelas independên­cias dos povos, mas conheceram estágio assinaláve­l em Outubro de 1988, quando foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola