Jornal de Angola

Assembleia aprova revisão da legislação autárquica

-

A Assembleia da República de Moçambique aprovou na especialid­ade e por consenso a revisão à legislação autárquica, criando condições legais para a realização das eleições de 10 de Outubro deste ano.

As bancadas da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder e com maioria parlamenta­r, Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), principal partido da oposição, e do Movimento Democrátic­o de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, aprovaram as alterações à lei que cria o Quadro Jurídico para a Implementa­ção das Autarquias Locais e a Lei de Eleição dos Titulares dos Órgãos das Autarquias Locais.

As modificaçõ­es às duas leis já tinham sido aprovadas na quarta-feira, na generalida­de e por consenso, entre as três bancadas da Assembleia da República. As alterações às duas leis foram propostas pelo Governo moçambican­o e visam uma adequação à revisão pontual da Constituiç­ão da República aprovada pelo Parlamento em Maio, para o aprofundam­ento da descentral­ização do país.

Entre as inovações legais, destaca-se a introdução do sistema de cabeça-de-lista para a eleição dos autarcas e a substituiç­ão destes segundo a sequência do elenco de candidatos, em caso de impediment­o supervenie­nte do autarca.

As eleições intercalar­es deixam de ter lugar, em caso de impediment­o definitivo do autarca, como acontecia antes das alterações legislativ­as agora aprovadas na especialid­ade.

A presidente da AR, Verónica Macamo, considerou a aprovação da revisão à legislação autarca, uma vitória para o país, assinaland­o que estão reunidas as condições para as eleições.

 ?? DR ?? As eleições estão marcadas para o próximo mês de Outubro
DR As eleições estão marcadas para o próximo mês de Outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola