Jornal de Angola

Ex-Presidente condenada a mais oito anos de prisão

-

A ex-Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, foi condenada ontem a mais oito anos de prisão por obter financiame­nto ilícito do serviço nacional de inteligênc­ia e interferir numa eleição, sentença que se soma a que ela já cumpre pelo caso Rasputina. O Tribunal do Distrito Central anunciou a nova sentença contra a ex-Presidente, após um julgamento por diversos crimes que causaram a destituiçã­o de Park Geun-hye e a sua prisão no caso de corrupção.

Em Abril, já havia sido condenada a 24 anos de prisão por diversos crimes cometidos dentro da trama de corrupção e tráfico de influência feita com a sua amiga Choi Soon-sil, conhecida como a Rasputina, num escândalo que obrigou à sua saída do poder em Março do ano passado.

A nova sentença refere que a ex-Presidente é culpada de ter recebido cerca de 3,5 biliões de wons (cerca de 2,64 milhões de euros) entre 2013 e 2016 do Serviço Nacional de Inteligênc­ia sul-coreano (NIS), embora considera que não ficou provado que Park Geun-hye oferecesse favores em troca de dinheiro.

Além disso, ela foi acusada em 2016 de interferir na indicação de candidatos do seu partido, Saenuri, para as eleições parlamenta­res que acontecera­m no mesmo ano.

A ex-Presidente vai pagar também uma multa.

 ?? DR ?? Park Geun-hye já cumpre uma outra condenação
DR Park Geun-hye já cumpre uma outra condenação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola